Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 04.12.19 - 17h20

PCR discute mediação de conflito e cultura de paz em palestra

img_alt

Atividade culmina em certificação de turma do curso de Mediação Comunitária de Conflitos e integra a VII Jornada de Direitos Humanos do Recife (Foto: Carlos Augusto/PCR)
 
 

Com o intuito de incentivar a cultura da paz e disseminar a importância do diálogo na prevenção de atitudes violentas, aconteceu, nesta terça-feira(3), o seminário “Atuação em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos em Tempos de Diálogos Necessários”, no auditório da Uninabuco, no bairro de Santo Antônio. O evento integra a VII Jornada de Direitos Humanos do Recife, cuja programação segue até o próximo dia 10 de dezembro com diversas ações multisetoriais. Na ocasião, também foram entregues certificados para 30 formandos do Curso de Mediação Comunitária de Conflitos, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH).

O seminário teve como público mediadores comunitários de conflitos, mediadores dos núcleos dos Compaz Governador Eduardo Campos e Escritor Ariano Suassuna e lideranças comunitárias da RPAs. Foram abordados os temas "A importância da Mediação de Conflitos", ministrado pelo o professor Carlos Eduardo Vasconcelos; e "Prática Restaurativa e a Mediação de Conflitos", pela doutora Fernanda Rosenblatt. Durante o debate, discutiu-se sobre a importância das relações humanas para a preservação dos direitos humanos e da cultura de Paz.

Para a Ana Rita Suassuna, secretária da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH), é preciso gerar oportunidades para disseminar cada vez mais a cultura de paz nas relações humanas. "O desafio do mediador é desenvolver habilidades comunicativas que o ajude a lidar com sabedoria diante de conflitos interpessoais. Os novos profissionais que certificamos hoje estão preparados para atuar da melhor maneira possível tanto nos seus núcleos profissionais quanto em suas relações pessoais", afirma a secretária.

Das cerca de 150 presentes no auditório da Uninabuco, os concluintes do curso de Mediação Comunitária de Conflitos, promovido pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos, foram certificados por 40 horas-aula. "Ser mediadora de conflitos era algo que já fazia sem perceber. No curso, pude reafirmar a importância da ação num contexto mais amplo e profissional", disse a estudante de psicologia e arte educadora Mônica Karina.

CULTURA DE PAZ – A Prevenção e Mediação de Conflitos Comunitária está fundamentada no Decreto Municipal nº 29.911, de 05 de Setembro de 2016, que estabelece a estrutura e regula as atividades do Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves (CRDH-MA), no município do Recife. A proposta é articular políticas públicas no âmbito municipal, desenvolvendo ações e estratégias de prevenção, implemento, e avaliação das ações que perpassem pela garantia de direitos na perspectiva da autonomia, empoderamento, integração, participação na sociedade e na realidade social das comunidades. A ideia é fortalecer a prevenção/mediação de conflitos comunitária embasada na construção de uma cultura de paz e possibilidade de resolução de conflitos através do diálogo.