Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 06.12.19 - 12h32

Entrega do prêmio do Programa Educar Para uma Cidade Sustentável, hoje, às 15h, na programação da FECON

 

Nesta sexta-feira (06), as seis escolas e uma creche da rede municipal do Recife que se destacaram no desenvolvimento do Programa Educar para uma Cidade Sustentável, em 2019, receberão o troféu pelo engajamento das atividades ambientais aplicadas ao longo do ano letivo. A ação acontecerá no Centro de Convenções, às 15h, durante a 5ª Feira de Conhecimentos da Rede Municipal de Ensino do Recife (Fecon 2019). Na ocasião, a secretária executiva, Raquel Moraes, representa o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho, na entrega dos troféus.

Em 2019, 67 escolas se inscreveram no programa ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) envolvendo mais de 10 mil alunos com as temáticas ambientais. As escolas que conquistaram maior pontuação foram: Escola Municipal Novo Mangue; Escola Municipal Engenheiro Edinaldo Miranda; Escola Municipal Josefina Marinho; Escola Municipal Professor João Batista Lippo Neto; Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves; Escola Municipal Poeta Paulo Bandeira da Cruz e a Creche Waldir Savluchinske.

As unidades inscritas foram pontuadas mediante seu desempenho com o regulamento do programa acompanhado pela equipe de Educação Ambiental da SMAS. O programa trabalha com 14 diretrizes pedagógicas sendo elas: Interdisciplinaridade; Transversalidade; Aplicabilidade; Viabilidade econômica; Identidade local; Eixo Temático; Envolvimento de outros atores; Atividades de extensão; Atividades complementares; Duração; Envolvimento; Calendário Comemorativo; Perspectiva de continuidade e Produto Final. Todo esse processo foi acompanhado pelos integrantes do Programa. Desde 2014, aproximadamente 140 escolas, creches e CMEIs já passaram pelo programa, ao longo dos quais mais de 50 mil estudantes, com idade entre 2 a 14 anos, foram sensibilizados acerca da importância da adoção de atitudes sustentáveis.