Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional 

NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 06.12.19 - 18h47

Evento disponibiliza orientações e serviços gratuitos para a população

img_alt

“Espro em Ação” foi promovido pela ONG Ensino Social Profissionalizante, em parceria com a PCR. (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

A Escola Profissionalizante Dom Bosco, em Casa Amarela, foi palco, nesta sexta-feira (6), para diversas ações e serviços gratuitos direcionados à população. O “Espro em Ação”, que aconteceu das 9h ao meio-dia, foi promovido pela ONG Ensino Social Profissionalizante (Espro), em parceria com a Prefeitura do Recife, por meio das secretarias municipais de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) e Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH).

Quem compareceu teve acesso a emissão de certidões (2ª via de nascimento, casamento e óbito), carteira interestadual para pessoa idosa (60 anos) e inscrição e atualização no Cadastro Único do Bolsa Família e no Sistema Nacional de Empregos (Sine). Também foi disponibilizada inscrição em minicursos, emissão de Carteira de Livre Acesso ao transporte coletivo e serviços ofertados por profissionais e alunos da Escola Profissionalizante Aderbal Jurema (Vasco da Gama), como corte de cabelo, manicure e maquiagem. Os visitantes também puderam participar de oficinas de turbante, grafitagem de camisetas e artesanato com feltro.

“Eu fiquei sabendo desse evento na minha comunidade. Chamei um grupo de amigos e vim conferir, pois alguns deles estavam precisando tirar a carteira profissional. No meu caso, participei da oficina de grafitagem e cortei meu cabelo de graça. Foi muito legal”, explicou o estudante Leonildo Almeida de Lima, de 22 anos, morador do Vasco da Gama.

Os serviços gratuitos incluíram ainda teste rápido e orientação sobre HIV e Sífilis, distribuição de preservativos masculino e feminino, avaliação nutricional e dicas sobre arboviroses e DSTs. Agência de Emprego situada no local também promoveu a emissão de Carteira de Trabalho (CTPS) e inscrições no projeto Renda Por APP. Esse projeto sorteia kits formados por bicicletas e smartphones com pacote de dados, possibilitando que as pessoas gerem renda prestando serviços para os aplicativos de entrega em domicílio.

Aluna do curso de Auxiliar Administrativo da própria Escola Dom Bosco, Milena Gomes de Oliveira, de 19 anos, também aproveitou a iniciativa. “O que me trouxe aqui foi a possibilidade de conseguir meu primeiro emprego, por intermédio da inscrição no Programa Jovem Aprendiz. Na minha opinião, o mais positivo em eventos como esse é reunir vários serviços em um só lugar, poupando o tempo e o dinheiro das pessoas”, ressaltou.

 

PARCERIA - O sucesso do evento, com o entra e sai constante de pessoas de todas as idades, foi comemorado por Wildna Nascimento. Assessora da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, ela ressaltou a importância da parceria. “O Espro é uma organização que atua na capacitação profissional dos jovens, com foco na inserção no mercado de trabalho, e também faz ações sociais. Esta é a primeira vez que o evento está sendo realizado em parceria com a Prefeitura do Recife”, frisou. “Tudo que está sendo ofertado hoje aqui é importante e gera um impacto positivo junto à população”, complementou.

 

Nayra Barros, supervisora de Acompanhamento e Educacional do Espro, também elogiou a iniciativa. “Nós já tínhamos uma parceria com a PCR para o encaminhamento de jovens para o curso de Formação para o Mundo do Trabalho e inscrição no programa Jovem Aprendiz. Mas foi a primeira vez que o Espro em Ação foi realizado de forma conjunta com a municipalidade. Acho que por conta disso, a abrangência do evento foi ampliada e melhorada”, argumentou.