Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 07.12.19 - 14h48

Prefeito Geraldo Julio destaca momento de fé e agradecimento na 115ª Festa de Nossa Senhora da Conceição

img_alt

Na manhã deste sábado (7), o prefeito Geraldo Julio subiu o Morro da Conceição a pé e acompanhou missa na programação da 115 ª Festa de Nossa Senhora Conceição (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O suor que escorria pelo rosto se misturavam as lágrimas, os passos lentos, mas persistentes, não desistiram da longa caminhada. As conversas se confundiam com as orações. A devoção e fé em celebração a Nossa Senhora da Conceição, levou mais uma vez milhares de fiéis ao Morro da Conceição, na Zona Norte da cidade, para as comemorações a 115ª Festa do Morro. O prefeito Geraldo Julio foi um deles. Acompanhado da primeira dama Cristina Mello, o prefeito acompanhou a missa, celebrada pelo pároco do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, padre Luiz Rodrigues, na manhã deste sábado (7). Para as comemorações, a Prefeitura do Recife preparou um esquema especial para apoiar a realização da festa, que teve início na última quinta-feira (28) e segue até a próxima segunda-feira (9).

“Mais um vez aqui, agradecendo a Nossa Senhora da Conceição pelo ano de 2019, por tudo que ela tem feito na nossa cidade e também pedindo para que o próximo ano, seja um ano melhor para nossa população. Que o brasileiro possa ter mais emprego, diminuir a desigualdade, que as pessoas possam de verdade começar a ter uma vida melhor, depois de tantos anos de crise. Estamos felizes, a festa esse ano está acontecendo com o maior número de romeiros da história, são esperados mais de 2 milhões de pessoas, mas tudo ocorrendo bem. Agradecer a todos que fazem esta festa acontecer e que todos que vem aqui para fazer suas preces, agradecimentos e pedidos, possam chegar e possam sair em paz”, afirmou o prefeito Geraldo Julio

Para os dias de festa no Morro da Conceição, a Prefeitura montou uma operação, que envolveu várias secretarias. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) disponibilizou agentes de trânsito para cuidar da fiscalização e operação de tráfego, com o intuito de proporcionar mobilidade no entorno do morro, desde quinta-feira (6). A partir desta sexta, as interdições passarão a ser contínuas e os bloqueios só serão desfeitos às 11h da segunda-feira (9), após o término da festa. A depender do fluxo de pessoas, os bloqueios poderão ser estendidos. Apenas os veículos de moradores, devidamente identificados com um comprovante de residência, vão ter acesso à área. Além da Guarda Municipal do Recife (GMR), que reforça a segurança com a atuação dos seus agentes.

A prefeitura realiza ações também com o ordenamento do comércio informal, o combate à poluição sonora e ainda ações da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos, que atua de forma preventiva e protetiva junto às crianças e adolescentes que sejam identificados em situações de ameaça aos seus direitos durante a festa. Já a Secretaria de Saúde do Recife também fez um esquema especial, com a atuação de 72 profissionais das áreas de Vigilância e Assistência à Saúde. A Unidade de Saúde da Família (USF) José Bonifácio dos Santos, que fica ao lado do Santuário, funcionará em horário estendido, como base para os atendimentos de urgência e emergência, 24h. Enquanto estiver em funcionamento, a sala de vacina da USF permanecerá aberta para as pessoas atualizarem a caderneta de vacinação, caso seja preciso. 

Emocionada, dona Iraci Xavier, do Jordão, foi agradecer as graças alcançadas. “Eu vim agradecer por uma operação que eu precisava fazer e ela me concedeu essa graça. Hoje estou boa e vim pagar a promessa e vou continuar voltando enquanto eu puder”, disse entre lágrimas dona Iraci. Para André Araújo, esta era a primeira vez participando da celebração a Nossa Senhora da Conceição. “Hoje trouxe minha família para agradecer pela vida da minha filha. Fizemos um tratamento para concebê-la, e hoje ela está aqui conosco. Hoje é dia só de agradecer e apesar de ser um momento muito difícil e crise para todos, estamos agradecendo por tudo, pelas conquistas, pela saúde e principalmente pela vida”, pontuou Araújo.