NOTÍCIAS

Ciência, Tecnologia e Inovação | 09.12.19 - 21h10

Emprel completa 50 anos e se destaca no NE na inclusão digital

img_alt

Comemorações incluem ciclo gratuito de palestras e mudança para o Bairro do Recife (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

A Emprel Recife completa 50 anos prestando serviços em tecnologia da informação. Uma das iniciativas inovadoras e de excelência técnica desenvolvida pela Empresa é o Programa Conecta Recife de Wi-fi pública em favor da inserção digital, com 175 pontos instalados na cidade - Orla de Boa Viagem, Marco Zero e vários espaços turísticos, praças, parques, unidades de saúde, entre outros equipamentos da capital -,  além dos Portais da Transparência e Dados Abertos da Cidade.
 
A programação comemorativa aos 50 Anos começou nesta tarde de segunda-feira, 09, com a presença do prefeito em exercício, Luciano Siqueira, e o presidente da Emprel, Eugênio Antunes. Um culto ecumênico foi realizado no auditório da atual sede da Emprel, pelo pastor João Costa e pelo diácono Carlos Henrique, além da apresentação do Ciral Emprel Vox. Na ocasião foi descerrada uma placa comemorativa pelo aniversário da Empresa. "Comemorar 50 anos de uma empresa pública municipal é uma proeza. No Brasil nem sempre as instituições têm   longevidade. Isso comprova que a Emprel tem cumprido o seu papel na cidsde do Recife", falou Luciano Siqueira.
 
Ainda para marcar meio século de existência na prestação de serviços públicos na área de tecnologia,   nesta-feira-terça (10), também na sede da Emprel, no Bongi, a partir das 8h30, haverá um ciclo de palestras técnicas. Uma delas será apresentada por Cláudio Marinho, consultor em cenários e estratégias na Porto Marinho Ltda. (www.portomarinho.com), empresa fundada por ele em 2007, no Recife. 
 
Às 11h30, Germano Crispim Vasconcelos, da Neurotech, fala sobre Inteligência Artificial Aplicada e, em seguida, William Grillo, UX Designer/ Researcher no C.E.S.A.R., fala sobre Design Thinking + UX: O Poder da empatia, colaboração e experimentação na construção de soluções melhores. O encerramento da programação será com uma atividade festiva no dia 11, com uma solenidade e uma recepção para o servidores. 
 
Dentro da programação comemorativa, o presidente da Emprel, Eugênio Antunes,  traz uma novidade.  "A história da Emprel retrata uma identidade e compromisso com a cidade do Recife, e no ano do seu cinquentenário reafirma esses valores com o sua mudança de sede para o bairro do Recife, berço da cidade, inserindo-se fisicamente no território do Parque Tecnológico Porto Digital, a poucos metros da Prefeitura do Recife, simbolizando ainda o início de uma nova caminhada junto ao Marco Zero da cidade”, esclarece.

Prêmio –  Pelo segundo ano consecutivo, soluções desenvolvidas pela Emprel são selecionadas como finalistas do Prêmio e-Gov, promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação - ABEP. Este ano, a Emprel também concorreu ao Prêmio Excelência em Governo Eletrônico com a solução Saúde Ambiental Digital (PSAm Digital), desenvolvida em parceria com a Secretaria de Saúde do Recife.
 
A Emprel detém ainda o selo CMMI (Capability Maturity Model Integration) Nível 3 de maturidade, para desenvolvimento de software do SEI (Software Engineering Institute - Carnegie Mellon University - EUA), um dos maiores influenciadores em gestão de processos de software.