Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 11.12.19 - 20h26

Mostra reúne experiências exitosas da Atenção Básica à Saúde do Recife

img_alt

Profissionais apresentaram as melhores práticas dos distritos sanitários 3 e 5. (Foto: Cortesia)

 

Profissionais da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife encerraram o Ciclo de Atualização da Atenção Básica para profissionais que compõem a Estratégia de Saúde da Família do município com a participação na Mostra Distrital de Boas Práticas na Atenção Básica, na última segunda-feira (9), no auditório da Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR), na Iputinga. 

O objetivo do encontro foi compartilhar as experiências exitosas das equipes de Saúde da Família, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e do Programa Academia da Cidade (PAC) dos Distritos Sanitários 3 e 5, além de promover a educação permanente em saúde e estimular a humanização no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O curso contou com a entrega de certificado após as apresentações dos trabalhos elaborados pelos profissionais. 

Entre os trabalhos apresentados pelos participantes estão o acolhimento das demandas espontâneas do SUS, a construção de uma horta vertical e a ampliação da humanização do atendimento aos pacientes. A gerente do Distrito Sanitário 5, Ana Beatriz Vasconcelos, explicou que a mostra foi a culminância do curso de Atenção Básica. 

“Os profissionais trabalharam em seus projetos durante três meses, para que eles fossem implantados nas unidades de saúde. O Jiquiá, por exemplo, trabalhou o acolhimento das demandas espontâneas, que surgiu a partir da necessidade de dar respostas aos pleitos da comunidade. Por isso, a Mostra Distrital é nosso ponto mais alto no intercâmbio de experiências”, afirmou Ana Beatriz.