Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 12.12.19 - 16h48

Prefeitura do Recife lança unidade móvel para abordagem social de usuários de drogas

Equipe itinerante fará trabalho de prevenção, cuidado e inserção social  nas cenas de uso nas comunidades do Recife

A Prefeitura do Recife, por meio do Sistema MAIS Recife de Políticas sobre Drogas, programa executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH), lança às 7h, desta sexta-feira (13), no Parque 13 de Maio, serviço itinerante de abordagem usuários de álcool e outras drogas. O Acolhe Vida utilizará uma unidade móvel como estratégia, unindo as ações de prevenção, cuidado e inserção social junto a pessoas vulneráveis. A capacidade de atendimento inicial está estimada em 768, entre usuários e familiares, que serão acompanhados sistematicamente por mês, com Plano Individual de Atendimento (PIA).

A abordagem será executada nas cenas de uso, com prévia avaliação da área onde a unidade móvel ficará instalada em período diurno. Para isso, foi feito mapeamento dos serviços públicos de atenção básica - de saúde, da assistência social, esportes, educação - que poderão dar suporte à intervenção, quando necessário. A proposta é levar o atendimento, que já é realizado pela Prefeitura do Recife, para pontos com grande demanda de usuários – territórios prioritários, promovendo mobilização social e descentralizando atendimento, por meio de triagens, orientações e, quando necessário, disponibilizando acolhimento intensivo.

O programa propõe atendimento baseado nos vínculos do usuário, da família e da comunidade. Para isso, será utilizada a metodologia da entrevista semiestruturada através do Plano Individual de Atendimento (PIA), que é uma ferramenta de abordagem inicial, visando traçar o perfil do usuário. Os encaminhamentos serão efetivados conforme o diagnóstico da situação de cada abordado.

Sistema MAIS Recife - Conjunto integrado de programas estratégicos para estabelecimento e desenvolvimento de políticas sobre drogas na cidade do Recife, envolvendo o poder público municipal e entidades do terceiro setor. Por se tratar de um problema social que envolve diversas políticas de estado - educação, esporte, lazer, cultura, seguridade social, saúde, assistência e previdência, habitação, segurança, entre outras áreas -, a política pública sobre drogas é planejada e executada de maneira integrada e com responsabilidade compartilhada entre governo e sociedade.

Acolhe Vida - O Programa Acolhe Vida Recife visa promover o cuidado especializado, no âmbito da política sobre drogas, para usuários de drogas e seus familiares, através da escuta qualificada e acompanhamento individual ou em grupos, assim como a realização de encaminhamentos para as redes de serviços. Além disso, mapeia áreas com fins diagnósticos, promove mobilização social, descentraliza atendimento, promove dialogando, procede por meio de triagens, realiza orientações e, quando necessário, disponibiliza acolhimento intensivo. O Projeto é resultado de uma decisão tática de melhorar a qualidade de vida dos beneficiários, prioritariamente usuários de álcool e outras drogas   com ampliação do atendimento do Sistema MAIS Recife de Políticas sobre Drogas.

Dentre os 94 bairros e localidades do Recife, os territórios definidos como prioritários, se baseiam na análise dos dados estatísticos dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CLVI) registrados por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de Pernambuco, no período de 1 de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2018. Os indicadores foram elevados nos seguintes bairros: Ibura, Sancho, Afogados, Santo Amaro, Pina, Cohab, Ilha Joana Bezerra, Iputinga, Torrões e Boa Viagem, o que soma um universo potencial de 442.245 pessoas (IBGE, 2017).