Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 18.12.19 - 17h02

Recife é finalista do Prêmio Pernambuco Turismo

img_alt

A cidade está concorrendo com o Plano de Turismo Criativo, na categoria Inovação e Sustentabilidade; e com o Festival Recife Urbana Arte (R.U.A.), na categoria Municípios Destaque no Turismo. Premiação será nesta quinta-feira (19), no Cais do Sertão (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Inovação e criatividade são ferramentas essenciais nos projetos e ações realizados pela Prefeitura do Recife. E com tamanha disposição para se reinventar sistematicamente, a cidade ganha mais um reconhecimento sendo finalista do Prêmio Pernambuco de Turismo, realizado pela Secretaria de Turismo e Lazer do Estado. O Recife está representado pelo Plano de Turismo Criativo, na categoria Inovação e Sustentabilidade; e pelo Festival Recife Urbana Arte (R.U.A.), na categoria Municípios Destaque no Turismo. A divulgação dos vencedores e premiação será realizada nesta quinta-feira (19), no Museu Cais do Sertão, localizado no Bairro do Recife.

De forma pioneira no Nordeste, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife lançou, em 2018, o Plano de Turismo Criativo do Recife (2019-2021). O documento serve para subsidiar empreendedores e representantes das iniciativas públicas ou privadas sobre como explorar o Turismo Criativo, que é um turismo de co-criação, em que o visitante não é apenas um expectador, mas um participante ativo das vivências da cidade. Uma das ações exitosas do documento foi o ingresso do Recife na Rede Internacional de Turismo Criativo, transformando a capital pernambucana na única cidade brasileira na lista.

Outra característica forte da cidade é a valorização da arte de rua. Por isso, passou a integrar o calendário da cidade o Festival Recife Urbana Arte (R.U.A.). O evento promove diversidade e arte urbana no bairro mais antigo, o Bairro do Recife, e já teve duas edições de sucesso realizadas. Além das apresentações culturais, das manifestações artísticas e do incentivo à economia criativa, o R.U.A. 2019 contou com uma roda gigante no Marco Zero. O R.U.A. é um misto cultural e agrada a todos os gostos, com apresentações internacionais, oficinas de grafitagem, apresentações culturais circulantes pelo bairro, atividades esportivas e infantis.

O resultado dos vencedores será divulgado no Centro Cultural Cais do Sertão, a partir das 19h.

Prêmio Nacional do Turismo 2019 – Outro reconhecimento para a cidade veio com o Prêmio Nacional do Turismo 2019, realizado pelo Ministério do Turismo. A cidade foi vencedora com o Festival O Boi Voador, na categoria Melhor Iniciativa de Aproveitamento do Patrimônio Cultural para o Turismo – Iniciativas de Destaque. A peça, que já faz parte do calendário de eventos da cidade, remonta a passagem história do Brasil Holandês, quando Nassau fez um boi voar. A premiação aconteceu no dia 4 de dezembro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.