Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 18.12.19 - 22h00

Cantata de Natal emociona o Alto Santa Terezinha

img_alt

Apresentação do Maestro Forró com a Orquestra Anjo Luz encantou a comunidade na festa de Natal do Compaz Governador Eduardo Campos. Ao lado da primeira dama Cristina Mello, o prefeito Geraldo Julio participou das festividades (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Alto de Santa Terezinha se iluminou para receber a Cantata Natalina do Compaz Governador Eduardo Campos. As festividades marcaram o encerramento das atividades em 2019 do Compaz. Ao lado da primeira dama Cristina Mello, o prefeito Geraldo Julio participou das festividades. As fábricas de cidadania entrarão em recesso entre os dias 20 de dezembro e 1 de janeiro, com retomada das atividades para milhares de recifenses a partir do dia 2 de janeiro de 2020. 

“Hoje tivemos uma belíssima apresentação com a Cantata Natalina aqui no Alto de Santa Terezinha. Um grande espetáculo, produzido pelo Maestro Forró, que envolveu os professores de música daqui, a Orquestra AnjoLuz que funciona aqui. Estamos muito felizes, tá cheio de gente, uma cantata do povo para o povo, é isso que representa o dia de hoje. é dia de desejar também um Feliz Natal para todo mundo e um belíssimo 2020 para nossa cidade e para cada um dos moradores do Alto”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.   

O Secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, falou sobre o que representa o equipamento para a população. “Tenho dito que uma veia muito importante do Compaz é a cultura, de transformar a vida das pessoas através da música, da arte, do teatro e hoje fechamos o ano de 2019, com essa cantata linda e apresentação do maestro Forró. Hojé é um fechamento de ouro que o prefeito Geraldo Julio proporcionou à todos”, pontuou  Cavalcanti. 

Atração principal da noite, Maestro Forró, comoveu o público com a Cantata Natalina ”O Auto da Paz”, que contou com a participação da Orquestra AnjosLuz e um coral ecumênico formado por 50 crianças, jovens e adultos da comunidade da Bomba do Hemetério e adjacências. Ao som de violinos, violas, violoncelos, contra baixos, clarinetes, entre outros, fez parte do repertório canções tradicionais como Noite Feliz”, “Bom Natal” e outras canções do ciclo natalino com novas roupagens e arranjos musicais.   

Reconhecido por suas misturas rítmicas, o Maestro Forró falou sobre a apresentação. “Foi mais de um mês de ensaio, juntando várias faixas etárias, eruditizando o popular e popularizando o erudito. Gosto muito de misturar as linguagens e nesse ação, busquei inserir os usuários que frequentam diariamente o Compaz, o que rendeu essa linda apresentação. O desafio nesse espetáculo foi manter as características  clássicas e os signos tradicionais da música Natalina misturando–os com vários elementos do cotidiano do nordeste brasileiro”, afirmou Forró.

O ano de 2019, rendeu bons frutos para o equipamento. As boas práticas realizadas pelos Compaz do Recife levaram as Fábricas de Cidadania da Prefeitura do Recife a serem reconhecidas como o melhor projeto de redução de desigualdade social do Brasil, pela Oxfam Brasil e Programa Cidades Sustentáveis, no 3º Prêmio Cidades Sustentáveis, no qual o Compaz foi escolhido como o melhor projeto de redução de desigualdade do Brasil.

Moradora da comunidade, Raquelayne Silva levou o filho Leonardo para assistir a apresentação. “Este é um momento mágico, de se reunir com as pessoas e valorizar o espaço do Compaz e vê o quanto é importante pessoas que precisam dos serviços, encontra aqui um espaço que oportunidades”, contou Raquelayne. Seu Pedro Freire taxista, veio de Água Fria para conferir a apresentação. “Seria bom que todos os anos acontecesse isso.  È um momento de cultura para nossas crianças. Espero que a prefeitura repita essas apresentações em outras ocasiões”, finalizou Freire.