NOTÍCIAS

Educação | 27.12.19 - 15h42

Professora da rede pública do Recife concorre a prêmio nacional de projetos inspiradores de educação

Renata Salviano utilizou a metodologia MenteInovadora para despertar o espírito de solidariedade dos alunos das Escola Municipal Santa Maria, o concurso está com votação online aberta

 

O projeto da professora Renata Salviano, da Escola Municipal Santa Maria, no Alto José do Pinho, foi selecionado entre os 9 melhores de todo o Brasil e concorre ao prêmio de educação Mind Lab Inspira e passará por votação popular. O concurso reconhece as melhores práticas da educação com o uso da metodologia MenteInovadora, que desenvolve habilidades socioemocionais e cognitivas de 87 mil alunos e 2.831 professores em mais de 200 escolas da Rede de Ensino do Recife. No Brasil, a metodologia é desenvolvida em 522 escolas públicas. 

Ao propor jogos da metodologia para os alunos, a professora conseguiu desenvolver numa turma de 25 crianças de 4 anos(grupo 4), habilidades de trabalho em equipe, organização e respeito ao oponente, praticados junto aos outros estudantes da escola. "Foi um verdadeiro desafio, mas a cada jogo apresentado, tive um suporte muito bom com os métodos metacognitivos, onde percebi a evolução das crianças", explica Renata.

A educadora disse que praticou bastante os exercícios, joguinhos e histórias propostas nos livros. Todos os dias exercitava as letras do alfabeto com os alunos e o resultado é que as crianças da turma já sabem escrever seus nomes.

 

Votação popular

Outros 8 projetos desenvolvidos por professores de rede pública de cidades do Sul, Sudeste e Nordeste do país também foram selecionados para a etapa final do concurso e ficarão expostos na plataforma para votação popular online a partir de dezembro. Os votos vão ser contabilizados até o dia 20 de fevereiro. O vídeo mais votado será consagrado campeão nacional e o autor do projeto ganhará uma viagem em família para o Beach Park, no Ceará.   Para ajudar a iniciativa do Recife a vencer, basta clicar aqui e votar .

O concurso Mind Lab Inspira recebeu, no total, 60 vídeos de professores contando sobre projetos que aplicaram em sala de aula para o desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes da rede pública. Na primeira fase de avaliação técnica, foram considerados critérios como pertinência do trabalho e a possibilidade de aplicação da atividade por outros professores.

O principal objetivo do prêmio é reconhecer as melhores práticas pedagógicas exploradas no Programa MenteInovadora, que desenvolve nos estudantes as habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas com a intenção de que crianças e adolescentes consigam ter o controle emocional em momentos de dificuldade pessoal e profissional. No Brasil, há 5 mil professores capacitados para aplicar a metodologia da Mind Lab em 17 estados.

 

Sobre o MenteInovadora 

O Programa MenteInovadora é uma metodologia pioneira da Mind Lab, com resultados comprovados no desenvolvimento socioemocional de alunos do ensino infantil ao pré-vestibular. O principal diferencial do MenteInovadora é a integração de jogos de raciocínio à grade de aulas, com a mediação de um professor capacitado pelo programa. Os jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da vida real.

Desenvolvida por especialistas israelenses e brasileiros que atuam no campo da psicopedagogia, neurociência e educação, a Metodologia da Mind Lab é utilizada em mais de 20 países, como Austrália, China, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão e Reino Unido e já atendeu milhões de alunos, garantida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais, como o Instituto Inade e a Universidade Yale.

 

Sobre a Mind Lab

Fundada em Israel em 1994, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas. Com a proposta de trabalhar o desenvolvimento humano para uma vida mais harmônica e feliz, as metodologias e aplicações da empresa ampliam os potenciais de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos ao redor do mundo, com a utilização de jogos de raciocínio que provocam a vivência de situações do cotidiano. No Brasil desde 2006, a Mind Lab é parceira de mais de mil instituições de ensino do setor público e privado e conta com cerca de 20 mil professores certificados para aplicação de suas metodologias, em 17 estados brasileiros.