Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 27.12.19 - 16h22

Renda Por APP garante condições para a geração de renda de mais cem recifenses

img_alt

A cada mês, o projeto sorteia uma centena de kits, compostos por bicicletas, equipamentos de segurança e smartphone com pacote de dados móveis. O prefeito Geraldo Julio fez a entrega do material no Compaz Ariano Suassuna. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Para cem recifenses, 2020 já vai começar com muito trabalho. O Renda por APP, projeto do programa Chegando Junto da Prefeitura do Recife, distribuiu na manhã desta sexta-feira (27), mais 100 kits  compostos por bicicletas, smartphones com pacote de dados e equipamentos de segurança. O prefeito Geraldo Julio fez a entrega, no Compaz Ariano Suassuna, da segunda remessa do benefício, que dará a oportunidade a população de aumentar a renda prestando serviços para os diversos aplicativos de entrega a domicílio disponíveis no mercado. Com os kits distribuídos hoje, 200 pessoas já foram beneficiadas e até o final de 2020, serão distribuídos 1500 kits no total. 

“Hoje nós estamos fazendo a segunda entrega do Renda por APP, que são os kits de bicicleta e telefone já com internet, para eles trabalharem com aplicativos de entrega de encomendas e alimentação. No Brasil são milhões de brasileiros que não conseguem um emprego de carteira assinada e estão fazendo esse tipo de trabalho para ter sua renda. A gente está ajudando essas pessoas que realmente precisam, a poder agora com seu kit, ter condições de trabalhar. Nós também estamos ampliando a rede de ciclovias e ciclofaixas da cidade para permitir melhores condições de trabalho para eles”, declarou o prefeito Geraldo Julio.

Para participar dos sorteios, que acontecem no último sábado de cada mês, sempre pela Loteria Federal, é preciso ser maior de 18 anos, comprovar residência no Recife e estar cadastrado como baixa renda no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, há pelo menos seis meses. Os candidatos devem se inscrever nas agências de emprego, situadas na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, e no número 5600 da avenida Norte, munidos de documento oficial com foto, Número de Inscrição Social (NIS) e comprovante de endereço.

O Secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Recife, Antônio Júnior, explicou como funciona o projeto. “Para participar do sorteio as pessoas precisam ir às agências de emprego, comprovar que moram no Recife e têm mais de 18 anos. No ato da inscrição ele recebe um número que vai prevalecer durante todo o tempo do programa, que é até dezembro de 2020. Ao ser sorteado, além de receber o Kit, ele também já estará apto a trabalhar, porque os parceiros dos aplicativos sempre estão aqui já cadastrando os contemplados”, disse. 

As bicicletas contidas no kit têm aro 26, com 21 marchas, e são equipadas com capacete e demais itens de segurança exigidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Com o equipamento, os sorteados poderão ter mais uma fonte de renda trabalhando para aplicativos de entrega como Rappi, Uber Eats, iFood e diversos outros. Durante o evento, os beneficiados receberam treinamento sobre segurança no trânsito e empreendedorismo. Mais uma vez, diversas empresas que atuam no ramo estavam presentes, disponibilizando aos trabalhadores caixas para acomodar os produtos e camisas UV para que eles se protejam do sol. 

Elizangela Sampaio moradora de casa Amarela foi uma das sorteadas. “Para mim esse kit foi muito importante, vai facilitar muito o meu trabalho. Eu já trabalho com sobremesas, a bicicleta vai facilitar ainda mais a entrega dos meus produtos e eu vou ainda poder ampliar para produção de salgados”, comemorou. Elizangela também contou que foi através dos cursos do Qualifica Recife, outro projeto da Prefeitura do Recife que ela começou a empreender.

A população pode tirar dúvidas e obter mais informações sobre o projeto Renda por APP por meio dos telefones 3355-2901 e 3355-8053. O próximo sorteio acontece neste sábado (28).

 

CHEGANDO JUNTO - O Chegando Junto é o programa municipal de assistência social e geração de renda, implantado pelo prefeito Geraldo Julio, com o objetivo de reduzir a pobreza e a desigualdade social. Só nesta semana, o programa começou a distribuição de cartões com 20 passagens de ônibus gratuitas dentro do projeto VEM Meu Emprego, que tem o objetivo de permitir o deslocamento gratuito das pessoas na busca por um novo trabalho; inaugurou o Restaurante Popular Naíde Teodósio, em Santo Amaro, e o abrigo Irmã Dulce, em São José. 

Além disso, já estão em andamento ações como os minicursos profissionalizantes, que já formaram mais de 830 pessoas em diversas comunidades; os mutirões de saúde; os Espaços de Convivência Pertencer (que proporcionam locais para as mulheres deixarem seus filhos enquanto trabalham); as Frentes de Trabalho Miguel Arraes, que ofertam postos de trabalho nas escolas e unidades de saúde municipais; e o projeto Gera Cidadania, oferecendo oficinas pedagógicas e artísticas para crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar.