Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Assistência Social | 28.12.19 - 12h04

Programa Chegando Junto inaugura mais um Restaurante Popular para beneficiar pessoas em situação de rua

img_alt

Com a inauguração do Restaurante Popular Josué de Castro, nesta sexta-feira (27), a cidade passa a ofertar diariamente 1,6 mil refeições gratuitas às pessoas que vivem em vulnerabilidade nas ruas. (Foto: Cortesia)

 

Dando continuidade à proposta de contribuir para a segurança alimentar da população mais vulnerável, o Programa Chegando Junto entregou, nesta sexta-feira (27), mais um restaurante popular. Dessa vez, a Prefeitura do Recife homenageia o médico Josué de Castro, autor de inúmeras obras referentes à fome e um dos maiores estudiosos das causas da miséria no Brasil e no mundo. O Restaurante Popular Josué de Castro está localizado na Rua do Peixoto, número 440, no bairro de São José, e terá a capacidade de ofertar 850 refeições. Com isso, Recife passa a conceder diariamente 1,6 mil refeições gratuitas para a população que vive em situação de rua na cidade. 

O novo equipamento funcionará diariamente das 11h às 14h e das 17h às 20h. Serão ofertados 750 almoços e 100 jantares gratuitos para a população de rua já cadastrada e acompanhada pelos serviços de assistência social oferecidos pelo município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH). A população em geral poderá usufruir do restaurante mediante pagamento de R$ 6,71.

Nesta sexta-feira (27), o restaurante foi aberto às 18h, proporcionando uma refeição digna a usuários como Gilberto, de 65 anos, que dorme da rua há 18 anos. "Almocei no restaurante popular de Santo Amaro e agora estou jantando no do bairro de São José. E quando terminar aqui, vou para o abrigo noturno. Vou comer uma comida quentinha, que foi feita pra mim e não foi resto de ninguém. E depois vou dormir em uma cama. É muita gratidão à Deus e ao prefeito", contou.

Os jantares oferecidos no Restaurante Popular Josué de Castro irão beneficiar os usuários do Abrigo Noturno Irmã Dulce. O novo restaurante irá proporcionar mais dignidade aos indivíduos e famílias que vivem em vulnerabilidade nas ruas da cidade, por serem os mais afetados pela prolongada crise econômica que assola o país atualmente. O equipamento ainda garante a segurança alimentar dos indivíduos e atende às diretrizes do Plano Municipal de Atenção Integral à População em Situação de Rua, construído pelo poder público em conjunto com a sociedade civil.

A secretária da SDSJPDDH, Ana Rita Suassuna, acredita que a integração do acolhimento e alimentação digna, proporcionados pelo abrigo noturno e pelos restaurantes, irão fortalecer quem vive em situação de rua. "O trabalho da assistência social é acompanhar e se aproximar das pessoas em vulnerabilidade, e esses equipamentos irão facilitar ainda mais esse trabalho. Esses dois novos projetos irão nos auxiliar a chegar mais junto desta população que tanto precisa de acolhimento e proteção para construirmos, em conjunto, novos projetos de vida", afirmou. 

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria Executiva de Assistência Social concluído neste ano 1,6 mil pessoas vivem em situação de rua no Recife. Destas, 200 estão abrigadas nas 11 casas institucionais de acolhida. Do número total, 530 indivíduos vivem na Região Político Administrativa 1 (RPA1), que compreende, sobretudo, os bairros Santo Amaro, Boa Vista, Santo Antônio, São José e Bairro do Recife. No último levantamento realizado pela Prefeitura do Recife, em 2016, essa população era de cerca de 1,2 mil pessoas, o que demonstra o aumento da população de rua e a necessidade de políticas voltadas para essa população, como os restaurantes populares do Chegando Junto.

 
ASSISTÊNCIA SOCIAL - A SDSJPDDH mapeia as pessoas em situação de rua em toda a cidade e trabalha com a sensibilização e orientação, visando o resgate da cidadania, através do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (SEAS). Sempre que há aceitação, as equipes do SEAS fazem os encaminhamentos para acolhimento, retirada de documentos, acesso à rede de saúde, inclusão em programas e benefícios sociais e tentativa de reintegração com a família.

Além das equipes do SEAS que circulam pelas ruas da cidade, a Prefeitura do Recife dispõe de dois Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP) para atender as demandas mais emergenciais dos usuários. Nos dois Centros POP, localizados em Santo Amaro e na Madalena, são oferecidas orientações individuais e grupais, bem como encaminhamentos aos demais serviços socioassistenciais e outras políticas públicas que possam contribuir para a construção da autonomia, inserção social e proteção a situações de violência. Os equipamentos atendem a população entre 8h e 17h.

Nos Centros POP, os usuários podem ser incluídos no Cadastro Único, ter acesso à alimentação, higiene pessoal (banho), atendimento psicossocial e podem ser encaminhadas para acolhimento (conforme perfil de atendimento ofertado). Por mês, os dois Centros POP da PCR realizam, em média, 400 atendimentos.