Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 07.01.20 - 13h05

Compaz Governador Miguel Arraes recebe público para cadastramento

img_alt

Mutirão de inscrição, que começou nesta terça (7), segue ao longo do mês de janeiro. Atividades esportivas, culturais e educacionais começam dia 11 de fevereiro (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Aulas de informática, tecnologia, esportes, teatro, dança e música. Essas são algumas das atividades oferecidas pela Prefeitura do Recife no Compaz Governador Miguel Arraes, na Praça da Caxangá. O cadastramento começou nesta terça (7) e segue até o final do mês de janeiro. Para a inscrição é preciso mostrar a certidão de nascimento ou identidade, CPF e comprovante de residência de morador do Recife. Para cadastro de menor de idade, é preciso que o responsável também esteja inscrito no equipamento. As aulas começam dia 11 de fevereiro

São mais de duas mil vagas e cada usuário pode fazer até duas atividades esportivas e uma educacional. “No ato do cadastro a pessoa escolhe o que quer fazer. Temos uma regra que se o aluno faltar três vezes, sem justificativa, ele perde a vaga”, explica Juliana Novaes, gerente-geral do Compaz Governador Miguel Arraes.

Raquel Farias da Silva, 29 anos, se inscreveu para fazer ginástica funcional, vôlei e o curso de Redes Sociais e Marketing, parceria com a Unidade de Tecnologia (UTEC) da Secretaria de Educação. “É uma oportunidade de melhorar o conhecimento e desenvolvimento do estudo, além da atividade física que ajuda a gente a ter energia”, disse a dona de casa e moradora da comunidade do Sítio do Berardo, acompanhada do noivo, que também de cadastrou no Centro Comunitário da Paz.

Dois jovens chamaram a atenção de quem chegava para ser atendido. Braço pra lá, perna pra cá e um pirueta para finalizar. Thyrson Mateus, 17 anos, e Lucas Tiago, 14, embalavam uma coreografia de passinho - sem música - enquanto esperavam para fazer o cadastro. “Eu gosto muito daqui para tá jogando bola, brincando, ocupando a mente ao invés de tá lá fora fazendo besteira”, relatou Lucas. “Quero fazer aula de capoeira e robótica porque sou apaixonado por tecnologia”, ressaltou o jovem de cabelo descolorido.

“A gente vinha pra cá pra gravar vídeo, já que é um espaço bonito para postar nas redes sociais. Mas eu quero mesmo é fazer basquete, que é o esporte que eu mais gosto, e o curso de informática. Preciso aprender porque na maioria dos trabalhos tem que saber mexer no computador”, relata Thyrson, o acrobata do passinho.

Além da  capoeira e do basquete, os usuários vão poder fazer futebol de campo, futsal, funcional kids, ginástica, funcional, escola esportiva, pista de Cooper, handebol, vôlei de quadra, vôlei de areia, futevôlei, beach soccer, jogos populares, skate park e tênis.

TERCEIRO - O Compaz Governador Miguel Arraes foi inaugurado dia 26 de dezembro de 2019. Vai funcionar de terça a sexta das 8h às 22h, sábado e domingo das 8h ao meio-dia. Como nas outras duas unidades, tem uma biblioteca: a Júlia Santiago, com conceito de biblioteca viva, onde serão oferecidas oficinas conduzidas por arte-educadores, rodas de leitura, clube do livro, acesso a computadores com internet.

Entre os diferenciais do terceiro Compaz está a atenção especial à cultura maker, com uma Unidade de Tecnologia (UTEC), da Secretaria de Educação, com sala Google, cursos de robótica, animação digital, oficina de Arduino (microcontralador para ativar robô, lixeira, ventilador etc) e cursos básicos de computação. A UTEC também terá uma impressora 3D e curso de estamparia digital, além dos clubes de rádio, cinema e clube de robótica.

O equipamento contará com o Cineteatro Joana Batista com capacidade para 125 pessoas e com sistema de som e luz profissional. O espaço abrigará cursos de dança popular, teatro e gestão cultural, em parceria com a Secretaria de Cultura.

Além do Compaz Governador Miguel Arraes, na Praça da Caxangá, mais dois estão em funcionamento: o Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, e o Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro.