Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 14.01.20 - 15h25

Grupos de convivência da Pessoa Idosa participam de encontro sobre Carnaval

img_alt

Na ocasião, foram repassadas informações sobre a 19º edição do Baile Municipal da Pessoa Idosa e do concurso para escolha do Rei e Rainha do Baile (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

A Secretaria Executiva de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife promoveu, na tarde desta segunda-feira (13), um encontro sobre Carnaval direcionado aos representantes dos 120 grupos de convivência da Pessoa Idosa incentivados pelo município. O evento aconteceu no auditório Capiba, no edifício-sede, e teve o objetivo de refletir sobre a importância da folia de Momo para cultura pernambucana, além de convocar a todos para participarem da 19ª edição do Baile Municipal da Pessoa Idosa, promovido pela Prefeitura do Recife, marcado para 18 de fevereiro no Classic Hall.

Os idosos e idosas presentes também foram informados sobre o regulamento 2020 do concurso para escolha do Rei e da Rainha do Baile (regulamento em anexo), que está previsto para o dia 4 de fevereiro, no Clube das Pás, em Campo Grande. Os temas carnaval pernambucano e frevo foram colocados em debate pelo fotógrafo Michell Platini e pelo casal de passistas Wilson Aguiar e Francis de Souza, que desenvolvem há 10 anos, em Olinda, o projeto “Brincantes das Ladeiras” - com aulas de frevo para todas as idades.

Apesar de cego, Michell Platini projetou em um telão os ensaios fotográficos de passistas de frevo que produziu para conclusão da graduação em Publicidade e Propaganda. Com a colaboração de Wilson e Francis, ele utilizou uma técnica já utilizada na Europa que consiste em colocar nas pessoas que serão fotografadas pequenos guinzos em partes do corpo identificado a posição dos braços e pernas durante os movimentos da dança. Já as aulas de frevo de Wilson e Francis são ministradas aos sábados na Praça Laura Nigro, na Rua de São Bento.

“Com certeza esse encontro deixou todo mundo feliz, pois aprendemos muita coisa boa sobre nosso carnaval e nosso frevo. Além disso, podemos divulgar nosso Baile Municipal e o concurso de Rei e Rainha deste ano. Foi tudo muito positivo”, comemorou Cacilda Medeiros, gerente da Pessoa Idosa do Recife. Segundo ela, com apoio dado aos grupos de idosos, a Prefeitura do Recife garante cada vez mais a consolidação de direitos e, com o baile, a preservação da nossa cultura.

Terezinha Camargo, 72 anos, contou que participa do Baile da Pessoa Idosa todos os anos. “Fui a primeira a ser eleita Rainha da Pessoa do Recife, no Carnaval de 2010, e este ano vou me candidatar novamente”, garantiu Terezinha, que faz parte do Grupo de Convivência do bairro do Cabanga.  A coordenadora do Geraldão Ginástica para Idosos e vice-presidente do Grupo de Convivência Paz e Amor, do Engenho do Meio, Jacira da Silva Pontes, de 68 anos, aprovou a pauta do encontro. “Esse casal de passistas de Olinda, Wilson e Francis, é maravilhoso, vou indicar o curso de frevo para todos dos nossos grupos”, garantiu.

CONSULTE O REGULAMENTO AQUI