Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 17.01.20 - 11h09

Mutirão de Saúde do Chegando Junto realiza mais de 200 ultrassons neste sábado (18)

img_alt

Os atendimentos são para pacientes que já estavam na fila de aguardando o exame (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A Prefeitura do Recife promoverá, neste sábado (18), o primeiro Mutirão de Saúde do Programa Chegando Junto deste ano. Sairão da fila de espera para exames de ultrassonografia 235 pacientes que aguardavam pelo procedimento. Os exames serão feitos na RC Diagnósticos, clínica que faz parte da rede complementar da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife e fica localizada na Encruzilhada, Zona Norte da cidade.

Desde junho, quando o Programa Chegando Junto foi lançado, foram ofertadas mais de 12 mil vagas em consultas com especialistas, exames e pequenas cirurgias, e foram realizados mais de seis atendimentos por causa da abstenção que chega a 45%.

O acesso dos recifenses ao mutirão é através de agendamento via Sistema de Regulação, para os usuários que estão com sua solicitação pendente no sistema. Todas as 235 pessoas agendadas para este sábado receberam uma ligação e mensagem de texto informando da vaga para atendimento, confirmando a disponibilidade de comparecimento na data. Por isso, é importante que os dados cadastrais estejam atualizados na unidade de saúde de referência para que a equipe da Sesau consiga o contato com o usuário e possa garantir sua participação no mutirão.

CHEGANDO JUNTO - Lançado em junho, o Programa Chegando Junto reúne uma série de ações de assistência à população e apoio à geração de renda em prol da população que vive nas áreas mais vulneráveis da cidade. Uma das iniciativas são as Frentes de Trabalho Miguel Arraes, que pagam diárias a quem colabora com os mutirões de retirada de entulhos (bens inservíveis) no entorno de unidades de saúde, por exemplo. Desde agosto, a Prefeitura do Recife já pagou mais de 800 diárias, totalizando mais de R$ 40 mil.

Já foram realizados também minicursos de formação com foco no empreendedorismo e na geração de renda, como corte de cabelo, manutenção de bicicleta e artesanato, incluindo a entrega de kits com o material necessário para início das atividades. Também começaram a ser sorteados mensalmente 100 kits com bicicleta e smartphone com pacote de dados para que os beneficiados aumentem sua renda prestando serviços para os diversos aplicativos de entrega a domicílio disponíveis no mercado.