NOTÍCIAS

Administração | 21.01.20 - 15h21

Primeiro acolhimento de 2020 da Reciprev tem participação da presidente do Procon-Recife

img_alt

Os 26 servidores presentes no evento além de conhecerem seu futuro órgão pagador, receberam orientação quanto ao consumo e crédito conscientes (Foto: Cortesia)

 

A Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores do Recife – Reciprev, deu início, na manhã desta terça-feira (21), aos eventos mensais destinados a acolher servidores em processo final de aposentadoria. O acolhimento aconteceu no auditório da Autarquia e contou com a participação de 26 servidores, que terão suas portarias publicadas no próximo dia 1º de fevereiro.

“Nós achamos interessante que antes da portaria de aposentadoria de vocês sair, ato administrativo que irá desvinculá-los das secretarias as quais são lotados, que vocês conheçam os atuais dirigentes e estrutura da Reciprev, para que em necessidades futuras tenham facilidade nesse acesso” iniciou Manoel Carneiro, diretor-presidente da Autarquia. Foi feita ainda uma pequena apresentação da história de criação e conquistas da Reciprev, além de mostrar o corpo de funcionários da Autarquia, com ênfase aos que fazem parte de gerência de previdência, os quais os futuros aposentados lidarão a partir da aposentadoria.

Luciana Nery, coordenadora do Programa de Preparação a Aposentadoria (PPA), apresentou o programa que faz parte do calendário do Programa Servidor de Valor. A 15ª turma do PPA se inicia em março, com inscrições a partir de fevereiro. Élia Lopes, servidora da Secretaria de Educação há 33 anos já participou do programa e foi só elogios. “Sou só agradecimentos a esse programa que tem uma abordagem ampla e nos direciona a atingir novos objetivos nessa nova fase”. Já o servidor, futuro aposentado, João Teobaldo deseja participar da próxima turma do PPA. “Acho essa iniciativa muito válida, principalmente nesse momento de transição, eu não estou na idade de me aposentar, mas é preciso parar um momento. Eu acabei de enviar uma foto para minha família dizendo que vim aprender sobre o que é se aposentar. Se eu fiz muito estando na Prefeitura, muito mais vou fazer agora quando me aposentar. Em 2018 distribuí 439 árvores, o ano passado 592 e minha meta para esse ano é distribuir 800, eu acho que o homem é o dia a dia de atividade. Se aposentar é um dom divino, temos que aproveitar esse tempo com sabedoria”, disse.

A diretora-presidente do Procon-Recife, Ana Paula Jardim, teve uma participação especial no evento, objetivando orientar os servidores pré-aposentados quanto ao consumo e crédito conscientes. “Servimos ao consumidor, o nome do nosso órgão já diz, somos pró consumidor, então, pensando em vocês que poderão exercer uma outra atividade de acordo com suas habilidades, queremos os protege-los de qualquer exploração financeira que possam passar ”, informou a presidente. Além do Código de Defesa do Consumidor que é uma lei federal, Pernambuco também dispõe de uma código específico, sendo o único estado no Brasil que tem código próprio. Ana Paula deu dicas importantes para que uma pessoa não caia em armadilhas. “ Antes de contratar um empréstimo, avalie de fato se realmente é necessário e se as parcelas cabem em seu orçamento, nunca adquira crédito com pessoas estranhas na rua ou por telefone e jamais forneça a senha do cartão de banco”, orientou.

Após as apresentações, foram entregues diplomas de agradecimento ao tempo e bons serviços prestados pelos servidores. A gerente de previdência, Ana Paula Almeida, bateu um papo descontraído com os presentes, esclarecendo dúvida, dentre elas, a retirada do Pasep, vale transporte, ticket alimentação e a comprovação anual de vida.

PROVA DE VIDA – Desde março de 2019, os aposentados e pensionistas da Reciprev, realizam a comprovação anual obrigatória de vida em qualquer agência do Bradesco, inclusive os casos de portabilidade bancária, no mês de aniversário do segurado. Casos de representação de beneficiários e alterações cadastrais deverão se dirigir à sede da Autarquia. Mais informações em www.reciprev.recife.pe.gov.br

PROCON - Tem sede na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Derby, atende também nos COMPAZ Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro e COMPAZ Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, além do 0800 28 11311 e email procon@recife.pe.gov.br