Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 22.07.20 - 09h31

Moda sustentável: Secretaria de Meio Ambiente lista dicas para revitalizar o armário e reaproveitar peças

Transformar roupas em desuso em novos objetos ou ressignificar modelos através do reaproveitamento de materiais pode ser praticada durante o isolamento 

Organizar para reaproveitar, reutilizar e reciclar. Esse período de quarentena faz repensar ciclos de moda e reavaliar hábitos, um deles pode começar no ato simples de arrumar o guarda-roupa, retirar peças que não usou nos últimos anos ou que não servem. Dicas de reaproveitamento e consumo consciente, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade,  pode ser aplicado no dia a dia.

O consumo consciente nos faz repensar nossa relação com o desperdício e com o consumo. Com isso, descobrir novas formas para aproveitar todo esse recurso que mora no guarda-roupa acaba se tornando uma forma de compreender a durabilidade das peças e usar a criatividade ao nosso favor. O arte-educador Álcio Lins lembra que é possível transformar peças: um vestido pode virar uma blusa, a blusa pode vir a ser um top, o top pode ganhar novas cores e retalhos, a calça jeans facilmente se transforma em short e assim em diante. “Ter um olhar atento ao que já temos e perceber o quanto é importante reaproveitar ao máximo o que se usa é uma das formas de colaborar para o consumo consciente. Faça doações das peças excedentes e explore as opções que manteve”, explica Álcio.  

Para ajudar nesse processo, coletamos algumas dicas de como incorporar a reciclagem, reutilização e reaproveitamento das roupas: quando não quiser mais uma peça de roupa ou acessório verifique se é possível reformar ou consertar essas peças para aumentar seu tempo de uso. Se ainda estiverem em bom estado e você não quiser mais ficar com elas, opte por doar os itens. Caso estejam em péssimas condições, transforme-as em outras coisas: uma camiseta pode virar pano de chão ou uma estampa florida pode ser adaptada para um enfeite de tiara. 

Outra opção é transformar as roupas velhas em itens práticos que podem ser usados no dia a dia, como almofadas criativas com camisetas antigas. As camisetas usadas podem se transformar em lindas almofadas decorativas e criativas. Os tecidos podem ser usados até como enchimento. Aquele jeans velho que está um pouco desgastado é possível transformá-lo em um avental de jardinagem. Um abajur pode ganhar novos ares ao ser encapado com tecidos mais finos. As pulseiras e braceletes de plástico podem também ser envoltos com o tecido e ficarem renovados. Porta-trecos, porta-retratos e até mesmo móveis velhos, podem ser revestidos, com ajuda de cola. Ainda na onda do revestimento com tecidos, você pode transformar aquela sapatilha sem graça em um item luxuoso com a aplicação de pedaços de renda.

Reciclar as roupas é uma opção que virou muito mais do que uma necessidade. Já são muitas as iniciativas de difundir a moda upcycling, processo que transforma resíduos ou produtos descartáveis em um novo material sem usar energia, seja para o empoderamento do indivíduo no processo de transformar ele mesmo sua própria roupa ou fazer da atividade uma fonte de renda.