Secretaria-executiva para a Primeira Infância

NOTÍCIAS

Primeira Infância | 30.07.20 - 11h05

1ª Semana de Valorização Paterna discute a participação ativa do pai no desenvolvimento infantil

img_alt

 

Realizado pela Prefeitura do Recife em parceria com a 4daddy e a Babá dos Sonhos, a Semana de Valorização Paterna será online e com programação gratuita.

 

Confira a programação completa

 

Fortalecer os laços afetivos e estabelecer uma rede de cuidados que envolvam pais e filhos. É com esse olhar que a Prefeitura do Recife, de mãos dadas com a sociedade civil organizada, por meio da 4daddy e a Babá dos Sonhos, realizam a 1ª Semana de Valorização Paterna. O evento, preparado de forma completamente online e obedecendo as recomendações de isolamento social, acontecerá de 03 a 08 de agosto por meio das redes sociais da prefeitura e dos seus parceiros. A iniciativa é fruto da articulação da Secretaria Executiva para a Primeira Infância do Recife e tem por objetivo discutir e informar sobre a função paterna no desenvolvimento da criança ajudando a inserir os homens pais dentro do processo da criação dos filhos de maneira responsável, saudável e divertida.

A Semana de Valorização Paterna do Recife contará com uma programação que incluirá webnários e oficinas. As atividades propostas são gratuitas e destinadas não somente para os pais e filhos, mas também para as mães e profissionais da área da primeira infância. A iniciativa visa um processo de desconstrução das barreiras sociais impostas pelo conceito tradicional de masculinidade, uma estrutura que reforça a desigualdade de gênero quando, também, o assunto é o bem-estar da família. Durante cinco dias, as famílias serão oportunizadas a discutir, compreender e participar de uma série de temas voltados para o conceito de geração de afeto. Nesse contexto, serão abordados os cuidados com a criação a partir da participação ativa paterna, as conexões sentimentais entre pais e filhos, as rotinas e as necessidades emocionais das crianças enquanto assuntos que precisam ser observados a partir do prisma do homem pai. 

“É fundamental que o pai enxergue a importância da sua participação ativa no desenvolvimento dos filhos desde o nascimento. A figura paterna precisa descolar daquela visão limitada de que laços afetivos são algo distante dele. A responsabilidade paterna vai muito além do conceito convencional de que cabe a ele a função do prover materialmente. O cuidado precisa estar presente em toda a dimensão no processo de aprendizagem e crescimento dos filhos. A Semana de Valorização Paterna vem falar de cidadania, de construção de futuro”, explica Rogério Morais, secretário da Primeira Infância do Recife. Até o final da semana serão cerca de 20 atividades oferecidas gratuitamente, entre oficinas e webnários.

“Etimologicamente, a palavra economia significa ‘eco’, que quer dizer casa e ‘nomia’ se traduz nos verbos gerir e cuidar. Assim, acredito que uma nova economia, inserida numa nova sociedade, não será construída apenas por economistas e engenheiros. Mas, fundamentalmente, por “cuidadores”. E nós homens precisamos urgentemente aprender a cuidar de si, dos outros e de nossas crianças.” Pontua Leandro Ziotto, fundador da 4daddy.

A parceira Babá dos Sonhos assina, junto com a 4daddy, a curadoria de temas e a indicação de alguns dos nomes que são referência na militância de pais presentes e ativos no desenvolvimento humano, cognitivo e emocional dos filhos. “Hoje percebe-se que, mesmo com passos ainda tímidos, muitos homens têm esboçado uma similar revolução, sendo que, no caso deles, esta tem sido para “dentro”, para convivências familiares mais equitativas e harmoniosas e também para o reconhecimento de que eles podem se expressar de forma sensível e delicada, rejeitando qualquer tipo de violência e vivenciando suas emoções e afetos livremente. É aqui que a paternidade, historicamente marcada por diversas imagens negativas e ligadas à manutenção de regras e normas, surge com grande potencial transformador”, explica Michele Almeida, psicóloga especialista em primeira infância e idealizadora da Babá dos Sonhos.

A programação trará importantes nomes que trabalham a participação ativa do homem no desenvolvimento dos filhos com abordagens diversas e aprofundadas. Além do parceiro 4daddy, a Semana de Valorização Paterna contará com o especialista em primeira infância Vital Didonet, da Rede Nacional da Primeira Infância. Arrematando o time que participará da Semana de Valorização Paterna estão, por exemplo: Paternidade Incrível, Papai da Hora, Ser Pai, Se Joga Papai, Pais Pretos, Diamantes do Gueto, Pai de Verdade, Sou Pai de Duas, SOS do Pai, Pai e Agora.

Além dos webnários, o cronograma oferecerá, até a sexta-feira (07/08), com cinco oficinas que, assim como toda a programação, são gratuitas: Pai Meu Herói _primeiros socorros para pais e filhos; Expressão de afetividade sem perde a masculinidade; Construindo memórias afetivas através dos alimentos; The Voice Papai_desenvolvendo laços afetivos através das músicas; e Oficina de massinhas_o brincar como forma de desenvolvimento infantil.

Abertura – A abertura será nesta segunda-feira (03), às 9h30, pelo canal da Prefeitura do Recife no YouTube (youtube.com/prefrecife). Na pauta, um panorama geral sobre como será a Semana de Valorização Paterna e a importância de vivências e políticas públicas que estimulem o exercício da paternidade ativa.

Participam desse primeiro encontro, que será o ponto de partida dessa jornada: Luciano Siqueira (vice-prefeito do Recife), Ana Rita Suassuna (secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife) e Rogério Morais (secretário executivo para a Primeira Infância do Recife).

Além deles, os parceiros que realizam a Semana de Valorização Paterna junto com a Prefeitura do Recife, também são presença confirmada para a abertura: o empreendedor social e fundador da plataforma @4daddy, Leandro Ziotto, e Michele Almeida, psicóloga especialista em primeira infância e idealizadora da Babá dos Sonhos. Arrematando o time que inicia a semana especialmente prepara para discutir a paternidade ativa, os convidados: Vital Didonet, da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI), e Solidade Meneses, da Rede Estadual da Primeira Infância de Pernambuco.

SERVIÇO

1ª SEMANA DE VALORIZAÇÃO PATERNA

Quando: 03 a 08 de agosto/2020

Onde: @prefeiturarecife / Youtube Prefeitura do Recife / @babadossonhos / @4_daddy