Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 13.08.20 - 12h56

Costureiras e costureiros do Recife entregam mais 145 mil máscaras para a Prefeitura distribuir para a população

img_alt

Entrega continua sendo realizada nas Estações Itinerantes e no trabalho porta a porta feito pelos profissionais de saúde do Recife nas áreas de maior vulnerabilidade social (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A Prefeitura do Recife recebeu, nos últimos dias, mais 145 mil máscaras entregues pelas costureiras contratadas para ajudar as pessoas que mais precisam a se prevenir contra o coronavírus. Em anúncio feito na manhã desta quinta-feira (13), o prefeito Geraldo Julio destacou a importância de dar continuidade aos cuidados com a prevenção de novas infecções, mesmo com o Recife chegando a 90 dias de tendência de queda nos indicadores da pandemia. Ao todo, a gestão municipal encomendou 800 mil máscaras a costureiras contratadas em editais de chamamento público. A PCR já recebeu e está distribuindo 450 mil máscaras, enquanto mais 350 mil vão ser recebidas nos próximos dias.

“Nós chegamos a 90 dias de redução da covid no Recife e o principal agora é a prevenção. A máscara é fundamental para evitar que a doença volte a crescer e tudo o que foi aberto precise ser fechado. O edital que a Prefeitura fez para contratação de costureiras, costureiros e cooperativas vem dando resultados. Cento e quarenta deles já produziram e entregaram à Prefeitura um total de 145 mil máscaras. Nós estamos distribuindo 40 mil por semana para as famílias mais vulneráveis nas estações itinerantes e também no trabalho de porta a porta feito pelas equipes de Saúde da Família. É muito importante que todos estejam mobilizados para o uso da máscara, tanto as pessoas, quanto as empresas, porque a máscara salva vidas”, disse o prefeito do Recife.

Esta remessa que chegou já faz parte do segundo edital de chamamento público lançado pela PCR para confecção de mais 500 mil máscaras. Além de reforçar a distribuição do item de prevenção para a população mais vulnerável, a iniciativa também visa estimular a economia local e a geração de renda. Em julho, a Prefeitura do Recife habilitou 385 pessoas físicas e 20 microempresas e cooperativas selecionadas para produzir essas 500 mil máscaras de tecido. 

No primeiro edital lançado em maio pela a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) e o Gabinete de Projetos Especiais (GABPE), outras 300 mil máscaras foram entregues pelas costureiras contratadas. Com essa nova remessa, a gestão municipal conseguiu dobrar a quantidade de máscaras distribuídas pela Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife de cerca de 20 mil para 40 mil máscaras por semana, fora as distribuições feitas por profissionais de outras secretarias da Prefeitura.

As máscaras estão sendo distribuídas diariamente pelos profissionais de saúde nas Estações Itinerantes de Orientações sobre a Covid-19 e nas ações porta a porta nas comunidades. Até esta sexta-feira (14), das 8h às 16h, as estações estão distribuindo máscaras e informações na Praça Sérgio Loreto (São José), no Largo da Bomba do Hemetério, no Sítio dos Pintos, na Praça Arnaldo Assunção (Engenho do Meio), nas proximidades do Centro Social Urbano (CSU) Bido Krause (Totó) e do CSU Afrânio Godoy (Imbiribeira), no Terminal de ônibus de Nova Descoberta (Brejo da Guabiraba) e na Praça Presidente Kennedy (Jordão Alto). Os endereços estão disponíveis no site da Prefeitura do Recife (http://www2.recife.pe.gov.br/sites/default/files/estaassaues_itinerantes_porta_a_porta_e_grupo_de_risco_-_10_a_14_08_20.pdf).

A ação voltada aos grupos de risco da covid-19 está acontecendo, esta semana, nos Distritos Sanitários 1 e 3, que incluem bairros da área central e da Zona Norte do Recife. Agentes comunitários de saúde (ACS) e outros profissionais da equipe de saúde da família levam máscaras, panfletos e informações até as casas de pessoas idosas, obesas, transplantadas, diabéticas e com outras doenças que as tornem mais suscetíveis a complicações em caso de contaminação pelo novo coronavírus.  

Além das estações itinerantes e da visita às casas das pessoas dos grupos de risco, a Sesau Recife também continua levando máscaras, kits de higiene e informações nas ações porta a porta em áreas de maior vulnerabilidade social. Nesta quinta (13), a equipe da Sesau esteve na comunidade Embaixo da Rede da Chesf, nos Torrões, e na comunidade da Avenida da Recuperação, em Dois Irmãos.