Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 14.09.20 - 14h56

Academias da Cidade reabrem gradativamente a partir desta segunda (14)

img_alt

Nesta primeira semana, voltará a funcionar apenas um polo por Distrito Sanitário. Inicialmente alunos passarão por avaliação física para, só depois, voltarem a fazer as aulas de ginástica (Foto: Cortesia/ArquivoPCR)

 

Depois da retomada das aulas de musculação nas Academias Recife, a Prefeitura do Recife autoriza a retomada das aulas de ginástica nas Academias da Cidade, também de forma gradual. Nesta segunda-feira (14), o Programa Academia da Cidade (PAC), ligado à Secretaria de Saúde do Recife, voltará a receber os alunos, primeiramente para realização de avaliação física. A retomada dos 42 polos está planejada para acontecer por etapas e, a cada semana, oito polos (um em cada Distrito Sanitário) serão reabertos, seguindo algumas regras estabelecidas dentro do Plano de Convivência com a Covid-19, como cuidados com a higiene e o distanciamento social.

Nesta segunda, a Sesau Recife vai reabrir os polos da Praça Miguel de Cervantes (Ilha do Leite), do Chié (Campo Grande), do Parque da Jaqueira, da Praça da Várzea, da Praça Alfredo Pinto (Areias), de Brasília Teimosa, Vasco da Gama e Vila dos Milagres (Ibura). Assim como está sendo feito nas Academias Recife, os polos das Academias da Cidade serão sanitizados diariamente pelas equipes da Vigilância Ambiental.

Na primeira semana, os profissionais de Educação Física farão uma avaliação física dos alunos, através de agendamento. As avaliações serão feitas de forma individual, de preferência em algum espaço arejado do polo, para propiciar mais segurança para aluno e professor. A partir da segunda semana de funcionamento de cada polo, haverá o retorno das aulas de ginástica.

As aulas terão duração máxima de 40 minutos, para que as equipes possam organizar o espaço para a turma seguinte, e terão nível de intensidade de leve a moderada. Os alunos só deverão chegar ao local perto do horário de começar a aula que vão frequentar. Alunos e profissionais terão que usar máscara antes, durante e após as atividades.

Se algum aluno, profissional do PAC ou colaborador estiver com sintomas gripais, como febre, tosse, espirro, moleza no corpo, dor de cabeça, entre outros, será orientado a voltar para casa e acionar o Atende em Casa ou alguma unidade de saúde da Prefeitura do Recife para avaliação. Os alunos que fazem parte do grupo de risco (idosos e pessoas com comorbidades) deverão ser orientados pelos profissionais a permanecer em casa e continuar participando das aulas remotamente (aulas ao vivo e/ou gravadas).

Por causa da pandemia, as aulas presenciais nos 42 polos da Academia da Cidade estavam suspensas desde março. Para que os alunos não ficassem parados, os professores de Educação Física têm promovido, no perfil do PAC no Instagram (@pacrecife), aulas de diversas modalidades, como práticas corporais, dança do ventre, step, ginástica com objetos, além de fazerem lives que discutem assuntos relacionados à vida saudável, entrevistas com convidados da área da saúde e atendimentos individuais à distância e reuniões entre as equipes de forma virtual. Os conteúdos também podem ser acessados através do site ou aplicativo Atende em Casa (www.atendeemcasa.pe.gov.br).

A equipe do Programa Academia da Cidade também grava, desde o início da pandemia, conteúdo para o aplicativo Movimenta Recife, em parceria com os profissionais da Secretaria Executiva de Esportes. Em julho, a Prefeitura do Recife entregou mais de 150 tablets aos profissionais do PAC, para melhorar o acompanhamento remoto dos alunos. Somente no ano passado, os mais de 150 profissionais do PAC fizeram mais de 600 mil atendimentos nos 42 polos da Academia da Cidade espalhados pelo Recife - mais de 50 mil atendimentos por mês.

ACADEMIAS RECIFE – Ligadas à Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), as Academias Recife começaram a funcionar, gradativamente, no último dia 3. O programa que propicia aulas de musculação tem cerca de 100 mil inscritos. Na área de esportes, já havia sido liberada, no Recife, a prática de futevôlei, vôlei de praia, beach tennis, aulas em grupo com profissionais de Educação Física, pistas de BMX, caminhada, corrida, ciclismo, patins, patinetes e skate nos calçadões, parques e praças do Recife. Estão autorizados também o uso das pistas de skate e das quadras de tênis da orla.

 

Veja a lista dos polos que retornarão a partir desta segunda-feira (14):

- Polo Miguel de Cervantes - Praça Miguel de Cervantes, na Ilha do Leite 

- Próximo ao Hospital Esperança

- Polo do Chié - Av. Agamenon Magalhães – Bairro de Campo Grande

- Polo do Parque da Jaqueira - Rua do Futuro

- Polo da Praça Pinto Damaso – Avenida Afonso Olindense, Várzea

- Polo da Praça Alfredo Pinto/ Vila das Lavadeiras - Rua Palmares, Areias

- Polo Brasília Teimosa - Av. Brasília Formosa (na orla)

- Polo Um por Todos - Vasco da Gama  

- Polo Vila dos Milagres – Ibura