Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 14.04.21 - 20h43

Municípios da Região Metropolitana do Recife discutem cenários da educação

img_alt

Reunião de articulação aconteceu nesta quarta-feira (14) e contou com a presença dos dirigentes municipais de educação; encontro tem o objetivo de compartilhar experiências e discutir pautas relevantes para a área durante o período de pandemia. (Foto: Divulgação)

 

Nesta quarta-feira (14), no Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, recebeu os dirigentes municipais de Educação da Região Metropolitana do Recife para mais uma reunião de articulação. A fim de discutir os desafios impostos pela pandemia na área, os gestores trouxeram um panorama geral do cenário da Educação nos seus respectivos municípios.

O encontro, que respeitou todos os protocolos sanitários em virtude da Covid-19, foi mediado pelo secretário de Educação de Itapissuma e interlocutor Regional da RMR da Undime-PE, Jesanias Rodrigues e contou, além do Recife, com a participação dos secretários de Educação das cidades de Itapissuma, Olinda, Camaragibe, Jaboatão, Ipojuca, Itamaracá, Moreno, São Lourenço, Igarassu e Araçoiaba.

Aproveitando o momento da sua fala, o secretário Fred Amancio ressaltou a importância do encontro. “Os secretários municipais da Região Metropolitana do Recife vêm se reunindo desde o início do ano para debater questões importantes e temas relevantes para a educação. Esta reunião de hoje, entre outras pautas, vai trazer uma explanação geral do cenário da educação nos municípios que compõem a RMR, incluindo uma discussão sobre a retomada das atividades presenciais. O Governo de Pernambuco já autorizou a retomada das aulas presenciais nas escolas das redes municipais a partir do dia 26 de abril, mas sabemos que todo este processo deve ser feito em etapas”, disse.

“É importante ressaltar que, mesmo com o decreto de autorização pelo Governo de Pernambuco, a decisão da retomada cabe a cada município, que vai considerar pontos como cenário pandêmico, preparação das escolas e o tamanho da rede. Enfim, deve-se levar em consideração a particularidade de cada cidade. Recife, por exemplo, ainda não tem definição da de retomada”, pontuou Amancio.

A reunião, que acontece uma vez por mês entre os representantes da Undime-PE da RMR, tem como objetivo compartilhar experiências, dúvidas e decisões na educação que possam a vir a impactar nos municípios que fazem parte da microrregião. Durante o encontro, ainda foram discutidos temas como estruturação do calendário escolar, ensino híbrido e organização operacional da rede para a volta às aulas.

“A Undime-PE estimula a autonomia dos municípios. Frente a isto, estimulamos também estas reuniões mensais com os dirigentes municipais. O articulador desta iniciativa, o secretário de Educação de Itapissuma, Jesenias, tem feito esse trabalho de discussões mensais, trazendo pautas que sejam comuns aos municípios. Sem dúvidas, um momento muito importante para a educação”, disse Andreika Asseker, secretária de educação de Igarassu e vice-presidente da Undime-PE.