NOTÍCIAS

Covid-19 | 20.04.21 - 21h49

Recife abre imunização contra covid-19 para novo grupo

img_alt

Todos os profissionais da saúde que atuam em estabelecimentos localizados no Recife poderão agendar a partir das 12h desta quarta-feira (21). (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

Na noite desta terça-feira (20), a Prefeitura do Recife anunciou mais um grupo que será contemplado com a imunização contra a covid-19 dentro do Plano Recife Vacina. A partir das 12h desta quarta (21), todos os profissionais da saúde que atuam em estabelecimentos de saúde localizados no Recife poderão realizar o agendamento através do Conecta Recife. A vacinação poderá ser agendada a partir do dia seguinte. Com isso, profissionais como dentistas, fisioterapeutas e qualquer outro trabalhador da saúde que atue em algum local sediado na capital pernambucana serão contemplados.

“Todos os trabalhadores de saúde dos estabelecimentos de saúde localizados na cidade do Recife estarão aptos para fazer o agendamento amanhã (21) e já poderão tomar a vacina a partir na quinta-feira (22). Com esse grupo, a gente avança ainda mais no Plano Recife Vacina, garantindo que nossa cidade dê uma proteção a todos e todas que estão trabalhando na saúde do Recife. A partir do meio- dia ao meio-dia desta quarta (21), o agendamento estará disponível para este agendamento através do Conecta Recife”, explicou o prefeito João Campos.

Esse novo grupo prioritário deve realizar agendamento através do site www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. Os trabalhadores que possuem vínculo empregatício em instituições de saúde públicas ou privadas devem anexar, no ato da marcação, e apresentar, no dia agendado para vacinação, uma declaração no modelo disponibilizado pela Secretaria e assinada pelo responsável indicado pela sua instituição.

Já os que atuam de forma autônoma, devem anexar no aplicativo e levar no dia da vacinação a carteira do Conselho de Classe da sua profissão. Além disso, no momento da imunização, será disponibilizada uma autodeclaração que será assinada pelo trabalhador, confirmando as informações inseridas no cadastro.

Até agora, mais de 412 mil doses já foram aplicadas no Recife, o que representa mais de 272 mil pessoas vacinadas. Desse total, mais de 139 mil pessoas já concluíram o esquema vacinal, tendo recebido as duas doses.

Pontos de vacinação - A capital pernambucana tem 17 pontos de vacinação, entre salas e drive-thrus, continuam funcionando normalmente. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo. As salas de vacinação ficam na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; e Centro de Saúde Sebastião Ivo Rabelo, no Ibura.

Já os drive-thrus, que permitem atendimento sem sair do veículo, estão localizados no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife; BIG Bompreço de Boa Viagem e BIG Bompreço de Casa Forte. 

Outros públicos - A vacinação no Recife está disponível ainda para os idosos a partir de 60 anos; trabalhadores da saúde, ativos, de qualquer área, a partir de 50 anos e trabalhadores da Atenção Básica do município. Além deles, os trabalhadores da saúde que atuam em UTIs (adulto, pediatria, neonatalogia, coronária e oncologia), setores de quimioterapia (ambulatorial e hospitalar), segmentos hospitalares de cardiologia, vascular e neurologia (enfermaria e diagnóstico), Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise), maternidades (centro obstétrico, berçário, alojamento conjunto, centro de parto normal, diagnóstico e farmácia) e setores hospitalares de endoscopia, broncoscopia e imagem.

Além deles, os que atuam em policlínicas municipais; nas Vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e do trabalhador também estão recebendo a vacina. O município também está imunizando funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados; trabalhadores de saúde lotados em hospitais do município, cirurgiões dentistas e os estudantes da área de saúde que atuam na linha de frente da covid-19 (UTI e enfermaria covid) e nos serviços de urgência e emergência.