NOTÍCIAS

Covid-19 | 23.04.21 - 17h58

Prefeitura do Recife abre 25 novos leitos para covid-19 viabilizados a partir de doações do Movimento União BR

 

A Prefeitura do Recife recebeu, nesta sexta-feira (23), a partir de uma articulação do Transforma Recife e do Movimento União BR, 50 bombas de infusão e 12 mil equipos, materiais utilizados em conjunto com as bombas. Os donativos serão repassados à Policlínica Agamenon Magalhães, que está abrindo 10 novos leitos para a Covid-19 e vai disponibilizar outros 10 nos próximos dias; e também à Maternidade Professor Barros Lima que terá cinco leitos em breve. Todos os 25 novos leitos são de sala vermelha. A doação faz parte do esforço da Prefeitura do Recife na mobilização de pessoas, da sociedade civil organizada, no combate ao novo coronavírus. A entrega simbólica e o anúncio dos leitos ocorreram através de uma reunião online com a participação do prefeito, João Campos, da secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, e Marcela Balthar, coordenadora do Transforma Recife.

“A gente está recebendo hoje a doação, do Movimento União BR, de 50 bombas de infusão e 12 mil equipos para essas bombas. Com esse novo recebimento, a gente vai poder abrir 25 novos leitos de sala vermelha. É uma parceria, com a iniciativa privada, onde conseguimos doações que vão salvar vidas, com a abertura de leitos. Nós temos que ter a capacidade de dialogar e fazer parcerias, porque sozinho ninguém avança”, destacou João Campos. “Quero aproveitar também para agradecer, em nome de Marcela e Luciana, a todo o nosso time pelo empenho, dedicação e parcerias que a gente tem firmado para poder salvar vidas no Recife”, acrescentou o prefeito.

As doações entregues à PCR fazem parte da campanha Pacote do Bem, lançada pelo Movimento União BR, que tem objetivo de arrecadar fundos que serão transformados em insumos enviados para hospitais e rede de saúde de todo o País. O encontro virtual contou ainda com as presenças de Tatiana Monteiro e Gabriela Marques representante da União BR,  Rodrigo Moci (Ambev), Ticiane Queiroz (Somos Um),  Angelo Teixeira (Hinode), Amanda Bularmaqui (Sulamerica), além de Luciana Pacheco e Rodrigo Sally, representante das Lojas Americanas.

Desde janeiro, a Prefeitura do Recife vem reforçando a rede de assistência para covid-19. Além dos 25 leitos de sala vermelha anunciados nesta sexta, já foram abertos outros 400 leitos, dos quais, 232 de terapia intensiva, para tratamento dos pacientes com síndrome respiratória aguda grave (srag). Os leitos de UTI, enfermaria, de observação e salas vermelhas estão distribuídos no Hospital Provisório Recife 1 (Aurora), Hospital da Mulher do Recife, Hospital da Pessoa Idosa, Hospital Evangélico e nas policlínicas municipais.

MOVIMENTO UNIÃO BR - O União BR é um movimento apartidário que reúne voluntários de todo o Brasil e foi fundado no início da pandemia no país, em março de 2020. Tem o objetivo de arrecadar fundos que serão transformados em insumos que serão enviados para hospitais e para a rede de saúde de todo o Brasil. Presente em 24 estados, já beneficiou mais de 10 milhões de pessoas, arrecadando mais de R$ 170 milhões, que foram usados para doar equipamentos de proteção individual (EPI), toneladas de alimentos, criação de leitos e gestão de cursos. O movimento liderou doações de usinas e mini usinas de oxigênio para o Amazonas, na campanha SOS Manaus e auxiliou na geração de rendas para as pessoas. O União BR foi vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2020.

TRANSFORMA RECIFE - "Sozinho você pode muito. Unidos podemos muito mais". Esse é o lema do Transforma Recife, programa que busca incentivar e garantir apoio para as pessoas que desejam ser voluntárias na cidade. A iniciativa conta com uma plataforma digital que cadastra e direciona as ações voluntárias formando uma grande rede de solidariedade. Desde o início da sua operação, em 2014, já foram contabilizadas mais de 2,7 milhões de horas de trabalhos voluntários prestados. Além disso, a plataforma conta com mais de 200 mil voluntários cadastrados e cerca de 800 organizações sociais parceiras, todos dispostos a fazer do Recife a capital da solidariedade. A população também pode ficar por dentro das ações do Transforma Recife por meio do perfil da plataforma no Instagram (https://instagram.com/transformarecife).