Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 25.04.21 - 20h51

Recife começa a vacinar os trabalhadores da saúde contra gripe nesta segunda (26)

img_alt

Também nesta segunda começa a funcionar um novo ponto volante em substituição ao Parque 13 de Maio, que não funcionará mais. (Foto: Divulgação)

 

A partir desta segunda-feira (26), os trabalhadores da saúde que atuam no Recife poderão ser vacinados contra a gripe. Eles estão incluídos no grupo da primeira fase da Campanha Nacional Contra a Influenza, que teve início no último dia 12 de abril. Também nesta segunda (26), a Secretaria Municipal de Saúde abre um novo ponto de imunização na Praça do Carmo, que passa a funcionar em substituição ao Parque 13 de Maio, que saiu da lista. Até agora, 30.754 doses já foram aplicadas pela Prefeitura do Recife.

Com isso, a vacina contra gripe, nos pontos volantes, é oferecida no Parque Dona Lindu (Boa Viagem), Sítio Trindade (Casa Amarela) e no Pátio do Carmo (bairro de Santo Antônio). No Dona Lindu e no Sítio Trindade, a vacinação ocorre de domingo a domingo. Já o ponto montado no Pátio do Carmo funcionará de segunda a sábado, já que no domingo este ponto será deslocado para o Marco Zero (Bairro do Recife). Todos os locais têm o mesmo horário de funcionamento, das 8h às 17h.

Além desses três pontos volantes, a imunização ocorre em 153 unidades da Secretaria de Saúde, de segunda a sexta, entre 8h e 17h. Nesta primeira fase, além dos trabalhadores da saúde, estão sendo vacinadas as crianças maiores de seis meses e menores de seis anos, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram bebê até 45 dias).

Por recomendação do Ministério da Saúde, a vacina contra a covid-19 deve ser priorizada e, por isso, é indicado que as pessoas dos grupos elegíveis concluam o esquema vacinal antes de receber a vacina contra influenza. Sendo assim, os idosos a partir de 60 anos e os trabalhadores da saúde só devem ser imunizados contra a gripe 14 dias após tomarem a vacina contra covid.

DOCUMENTOS - Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho.

PRÓXIMAS FASES - A segunda fase terá início no dia 11 de maio e segue até 8 de junho, quando será a vez de vacinar idosos com 60 anos e professores. Já no período de 9 de junho a 9 de julho, poderão ser imunizadas as pessoas com comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso; trabalhadores portuários, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. É importante destacar que, mesmo com o início de uma nova etapa, as pessoas incluídas nos grupos anteriores podem continuar recebendo a vacina da mesma forma.