Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 30.04.21 - 17h14

No Maio Amarelo o Recife se posiciona em prol de políticas públicas para salvar vidas no trânsito

Programação terá como foco as temáticas de respeito à velocidade regulamentada nas vias e condutas de segurança viária voltadas para motociclistas, pedestres e ciclistas. 

Destaque emergente no Brasil em boas práticas para um trânsito mais seguro, o Recife realizará a sua campanha do Maio Amarelo em 2021 com parceiros como a Iniciativa Bloomberg e o Observatório Nacional de Segurança Viária, referências no Brasil e no mundo sobre mobilidade segura e sustentável.  O tema da campanha deste ano será "Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito" e a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) trará para o foco as temáticas do respeito à velocidade regulamentada nas vias e das condutas seguras para os motociclistas, pedestres e ciclistas.

Durante o mês haverá a formalização do compromisso da cidade com a assinatura da carta das Nações Unidas "Ruas para vida: pelas pessoas e pelo planeta", que lista uma série de práticas a serem adotadas para adaptar o desenho das ruas de forma que fomente uma mobilidade mais sustentável e com menos sinistros de trânsito.  Também serão implantadas mais intervenções de urbanismo tático para garantir maior segurança aos pedestres, uma ciclovia com novos padrões de proteção para os ciclistas e ações integradas de educação, operação e engenharia.

Na segunda-feira (3) será lançado  o Programa Piloto Seguro, voltado para os motociclistas, que incluem tanto uma programação interna com treinamento de agentes de trânsito para abordagens mais amistosas e efetivas no fomento da segurança viária, como, ainda, em uma série de blitze educativas focadas nos condutores de moto em vários pontos da cidade. De acordo com dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS, no Brasil, em 2019, esse público representou 60% das internações por lesões no trânsito, além disso, o excesso de velocidade e a prática de não afivelar corretamente o capacete são os principais agravantes dos sinistros de trânsito, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A equipe de engenharia de trânsito também vai participar do Programa Piloto Seguro. Pela primeira vez, o Recife implantará motoboxes nos cruzamentos da cidade, uma área destinada às motocicletas entre a faixa de pedestres e os veículos. O equipamento é importante para garantir a segurança viária dos motociclistas, que não precisarão mais esperar entre os veículos maiores. Implantações semelhantes foram feitas na cidade de Fortaleza e garantiram resultados positivos na capital cearense: em um estudo realizado nesta cidade, foi identificada uma redução de mais de 33% de sinistros de trânsito com vítimas nos cruzamentos sinalizados com esse dispositivo.

 A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca a importância do movimento Maio Amarelo para a cidade e acredita numa sensibilização ainda maior da população para o respeito às leis de trânsito. "Esse é o momento de engajamento de toda a população para lembrar que uma atitude de atenção e de respeito no trânsito pode preservar vidas. Já vivemos um momento tão doloroso pelas perdas de pessoas por conta da pandemia da Covid-19 que não precisamos perder mais vidas em acidentes de trânsito.  Vamos adotar as boas práticas de segurança viária e preservar vidas", diz.

O coordenador da iniciativa bloomberg de segurança viária no Nordeste, Dante Rosado, destaca a importância do mês para conscientização das pessoas. “O objetivo do Maio Amarelo é chamar a atenção para o problema de mortos e feridos no trânsito. Anualmente, aqui no país, cerca de 40 mil pessoas perdem a vida no trânsito e, normalmente, a sociedade não conhece e não sabe da dimensão desse problema. E aí o mês busca chamar atenção para isso e a partir dessa conscientização é que a gente vai conseguir superar essa quantidade de mortes. A partir do momento que a população conhece o problema, vai demandar solução e quem sabe a gente consegue ter um trânsito com menos mortes e quem sabe, no futuro, um trânsito com zero mortes, que é o que todos nós desejamos”, diz.


MAIO AMARELO - Trata-se de um movimento internacional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação é coordenada entre o poder público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade. A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente. Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção principal colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável.