Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Ciência, Tecnologia e Inovação | 05.05.21 - 14h35

Intercâmbio digital: Recife adere à Rede gov.br

Recife é a quinta capital do país a aderir à Rede, que conta ainda com 13 estados integrando o grupo. O objetivo é a promoção de ideias e soluções que ajudem a promover a transformação digital a partir dos serviços públicos ofertados à população. 

Unir ideias e compartilhar experiências. Assim a Prefeitura do Recife ingressa na Rede Nacional de Governo Digital, a Rede gov.br. O intuito é reunir estados e municípios em torno da inclusão dos serviços públicos para o ambiente digital. Essa já é uma realidade que vem sendo vivenciada no Recife a partir de plataformas como o Conecta Recife App e o Portal de Finanças, além da criação da Secretaria Executiva de Transformação Digital, por exemplo. Com esse contato direto entre gestores de todo o Brasil é possível criar e partilhar alternativas que transformem a maneira como a população acessa os serviços públicos, fazendo isso de maneira segura, rápida, transparente e moderna.  

 

Com a adesão do Recife, a Rede passa a contar com 5 capitais dentro da iniciativa. Além dessas capitais, outras 28 cidades e 13 unidades federativas também compõem o grupo que passa a compartilhar desafios, metodologias e tecnologias que promovam a migração dos serviços públicos para o ambiente digital. O objetivo é aprimorar os sistemas já disponíveis e gerar novas alternativas a partir da inovação e criatividade.

 

“É importante estar em contato com outras cidades e estabelecer uma rede de interlocução que permita a troca de ideias e a elaboração de alternativas que sejam capazes de transformar o acesso ao serviço público. A Prefeitura do Recife já conta com plataformas digitais voltadas para o acesso público de serviços e em breve contará com o Plano Municipal de Transformação Digital. O plano integrará as rotinas e processos internos e abrirá novas frentes digitais que poderão ser acessadas pela população”, explica o secretário executivo de Transformação Digital, Rafael Figueiredo. 

 

Secretaria Executiva de Transformação Digital - Com a criação da Secretaria Executiva de Transformação Digital, a Prefeitura do Recife começa a vivenciar um novo momento de inserção digital, tanto nas suas rotinas internas como nos serviços prestados à população.

Assim, de maneira gradual, os serviços públicos serão disponibilizados dentro do Conecta facilitando o acesso à informação e possibilitando uma conexão direta entre a prefeitura e o cidadão a partir das solicitações que poderão ser acompanhadas de maneira transparente. “Esse movimento dentro da prefeitura tem por objetivo mapear, classificar, organizar e padronizar o acesso digital dos serviços oferecidos pela gestão à população. A presença digital vem transformando a relação de consumo de bens e serviços e o poder público não pode ficar à margem desse processo de modernidade e inovação”, explica o secretário executivo da pasta, Rafael Figueiredo.

 

Conecta Recife App - O Conecta Recife App teve seu uso ampliado e se transformou no hub digital da Prefeitura do Recife. Lançado em julho de 2020,  o aplicativo chegou no final deste último mês de abril a mais de quatro milhões de acessos, somando mais de 228 mil downloads, mais de 450 mil cadastros realizados para vacinação contra a covid-19 e mais de 620 mil ações vinculadas ao Crédito Popular do Recife (Cred Pop), entre cadastros e consultas. O app tem o objetivo de modernizar o acesso do cidadão e visitantes a mais de 150 serviços da Prefeitura, disponíveis de forma remota, gratuita, rápida e segura pelo smartphone. A ferramenta, gratuita, está disponível para a população nas lojas PlayStore e AppStore.  

 

Criado pela Empresa Municipal de Informática (Emprel) - órgão ligado diretamente ao Executivo Municipal), o aplicativo integra cada vez mais o cidadão à Prefeitura, de maneira direta e confiável, como exemplo de tecnologia que desburocratiza o acesso do cidadão aos serviços públicos. Com foco em promover cada vez mais transformação digital, desde o início da gestão do prefeito João Campos, o Conecta Recife passou a disponibilizar o contracheque e o demonstrativo do Imposto de Renda dos servidores municipais, fez a liberação da matrícula da rede municipal de ensino, está emitindo boletos e pagando boletos a partir da integração com bancos. Em constante atualização, o Conecta Recife App tem disponibilizado novos serviços regularmente.

 

Recife Vacina - Entre os serviços mais buscados dentro do Conecta Recife está o Recife Vacina. É por meio dessa função, que a Prefeitura do Recife organiza o cadastro e o agendamento da população para receber a vacinação contra a covid-19 na capital. Por meio dela, entre primeira e segunda doses, 472.187 mil doses foram aplicadas (dados até o final de abril). Ancorada dentro do Conecta Recife, o Recife Vacina é gerenciado pela Secretaria Executiva de Transformação Digital. A gestão municipal tem investido em um sistema 100% digital para gerenciar o processo de imunização na cidade, o que já gerou uma economia de R$ 3 milhões ao cofre municipal.