NOTÍCIAS

Mobilidade | 07.05.21 - 09h38

Prefeitura do Recife abre a Rua do Bom Jesus exclusivamente para os pedestres

img_alt

 

Para beneficiar as mais de 45 mil pessoas que transitam diariamente no Bairro do Recife, a Prefeitura da Cidade, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), vai tornar a Rua do Bom Jesus exclusiva para pedestres. A rua foi considerada uma das três mais bonitas do mundo pela revista americana Architectural Digest, em 2020. O prefeito João Campos fez o anúncio nao início da manhã desta sexta-feira (7) e o projeto começará a ser implantado na segunda-feira (17), com a mudança de circulação, e será entregue na segunda-feira, 24 de maio. 

“Hoje a gente começa com uma grande notícia, na Rua do Bom Jesus, que é uma das três mais bonitas do mundo. Ela vai se tornar exclusiva para pedestres. Essa ação, que é realizada pela Prefeitura em parceria com a Bloomberg, uma instituição internacional que busca trazer qualidade de vida, vai poder garantir que a cada dia a cidade do Recife se torne mais humana, valorizando o pedestre, valorizando as pessoas”, anunciou o prefeito. “Essa foi um compromisso de campanha que nós fizemos e agora a gente está tendo a oportunidade de transformar em realidade e poder possibilitar que os recifenses venham ainda mais para o Bairro do Recife e que aqui possam andar, caminhar e ver uma das três ruas mais bonitas do mundo”, complementou ele.

Para viabilizar a mobilidade no trânsito com a pedestrianização da Rua do Bom Jesus, haverá inversão no sentido da circulação das ruas da Guia, Dona Maria Cesar e João Domingos Martins. Dessa forma, os condutores que usavam a Rua do Bom Jesus, poderão utilizar a Rua da Guia e a Rua Dona Maria Cesar como rota alternativa. Além disso, os condutores que vêm do Cais do Apolo pela Avenida Barbosa Lima poderão acessar a Praça do Arsenal pela Rua João Domingos Martins. 

Para a recepcionista Jaqueline Silva, 27 anos, que transita diariamente pela Rua do Bom Jesus, a mudança vai ser positiva para a capital pernambucana, seus moradores e turistas. “Eu espero que melhore na questão turística, porque a rua vai ficar ainda mais conhecida e que fique menos movimentada sem os carros. Com certeza esta é uma das ruas que mais se destacam em relação às demais do Recife”, opinou ela.

Para implantação da pedestrianização da Rua do Bom Jesus, a Prefeitura do Recife contou com o apoio da NACTO-GDCI, uma organização de referência mundial em mobilidade sustentável, que, por meio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, prestou consultorias e fornecerá mobiliário urbano para sinalização do projeto.

Além da consultoria para um desenho adequado das vias do entorno, proporcionando mais segurança viária aos pedestres, os parceiros forneceram, ainda, mobiliário urbano como as esferas de concreto para isolar os extremos das vias. Nas áreas de cruzamento com as outras vias, o espaço foi redesenhado para garantir o espaço dos pedestres por meio de sinalização horizontal, diminuindo, assim, os espaços para travessias.

O Bairro do Recife tem tido experiências exitosas em prol da segurança viária e da mobilidade ativa, com ações como a pedestrianização e construção do boulevard da Avenida Rio Branco e da pedestrianização da Rua da Moeda, por exemplo. Em 2014, uma Zona 30 foi instalada em um perímetro de 160 mil m²  para permitir uma área compartilhada entre os diversos meios de transporte e reduzir os índices de sinistros de trânsito, que têm como principal causa a velocidade elevada. Além disso, a área recebeu, também, intervenções com urbanismo tático para alargamento das calçadas ao longo da Avenida Alfredo Lisboa. 

Considerada uma das ruas mais bonitas do mundo, de acordo com a Architectural Digest - importante publicação dos Estados Unidos -, a Rua do Bom Jesus já foi porta de entrada da cidade. Ela, que ganhou uma moldura fotográfica marcando esta indicação, é endereço da sinagoga mais antiga das Américas, fundada no século 17, a Sinagoga Kahal Zur Israel. Destino certo de todo visitante à cidade, a Rua do Bom Jesus conta também com a estátua de Antônio Maria, cronista, locutor, produtor de rádio, caricaturista, compositor e repórter, com ampla atuação nacional e também eternizado por ser o pai de canções como o Frevo Nº 1 do Recife e ainda Valsa de uma Cidade.