Secretaria de Esportes

NOTÍCIAS

Esportes | 06.08.21 - 12h36

Centro Social Urbano BidoF Krause, no Totó, recebe a 22ª Academia Recife

img_alt

Prefeito João Campos visitou a estrutura do espaço nesta sexta-feira (6), que recebeu investimento de R$ 500 mil. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

Considerado um dos maiores projetos públicos de saúde e bem estar do Brasil, a Academia Recife agora passa a funcionar também no Centro Social Urbano Bido Krause no bairro do Totó. Desde o início da manhã desta sexta-feira (6), os frequentadores do centro, adeptos da musculação, agora contam com 19 equipamentos de aço inoxidável, espaço de 200 m² com piso de borracha e o acompanhamento de dois professores e dois estagiários de educação física para a realização das suas atividades. O prefeito do Recife, João Campos, conferiu de perto a estrutura da academia, que recebeu investimentos na ordem de R$ 500 mil e aproveitou para conversar com os profissionais e os usuários no local. João Campos ainda relembrou aos moradores que o Bido Krause será transformado em um Compaz. 

“Estamos visitando a 22ª Academia Recife, que fica aqui no CSU Bido Krause e no futuro será um Compaz. A gente, com esse compromisso, reafirma que a cidade do Recife defende a prática da atividade esportiva e da saúde preventiva. Queremos estimular que cada vez mais recifenses possam se mexer e fazer exercícios. Por isso que também estamos fazendo, dentro da Secretaria de Esportes, o Se Mexe Recife, que é uma grande ação para defender e incentivar a prática esportiva”, comentou o gestor municipal. “Lembrando que quem faz a prática de algum esporte consegue cuidar da saúde e evitar que a doença chegue. Com isso a gente entende que a Prefeitura tem um papel fundamental de estimular e reivindicar que todo cidadão possa ter a oportunidade de cuidar da sua saúde e cuidar da cidade”, completou Campos.

O espaço funciona na rua 11 de agosto, s/ nº, de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 9h30, e das 17h às 21h, e aos sábados, das 6h às 10h. Atualmente mais de 100 mil pessoas utilizam as Academias Recife para fazer atividades físicas e cuidar da saúde. Os treinos são gratuitos e realizados ao ar livre, com agendamento no aplicativo MUDE, e os usuários contam com o acompanhamento de profissionais de educação física para musculação, alongamento e funcional. 

“Aqui as pessoas podem praticar exercícios físicos e fazer esse movimento importante para a saúde delas. Hoje estamos conferindo de perto, no Bido Krause, esse equipamento de sucesso que são as Academias Recife”, disse o secretário de Esportes do Recife, Rodrigo Coutinho. Já a aposentada Eliana da Rocha, 64 anos, moradora do bairro do Totó e frequentadora do Centro, estreou o uso das máquinas com a supervisão dos professores e estagiários. “Achei a academia ótima. A gente estava precisando mesmo de uma academia dessas para fortalecer as pernas das velhas”, disse aos risos. “Isso é bom para a gente, é uma terapia. Pretendo vir constantemente. Várias amigas minhas vão vir também”, acrescentou.

ACADEMIA RECIFE - O programa Academia Recife faz parte de uma pauta importantíssima para o mundo, convergente com a  Agenda 2030 da ONU, a qual tem como um dos 17 ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável) a redução de 1/3 das mortes por doenças crônicas não transmissíveis até 2030. No Brasil esse problema é responsável por 74% das mortes. E o exercício físico, mais especificamente o treinamento de força (academia) é fundamental na prevenção e controle dessas doenças.