NOTÍCIAS

| 21.05.15 - 16h47

Com cinco consultas de pré-natal gestantes ganham prêmio Mãe Top 5

img_alt

Além motivar a participação das gestantes no pré-natal, a iniciativa tem a proposta de estreitar a relação entre a gestante e o bebê e despertar a autoestima nas mamães. (Foto: Inaldo Lins/ PCR)

Profissionais de saúde do Distrito Sanitário V, que abrangem 16 bairros do Recife - Afogados, Areias, Barro, Bongi, Caçote, Coqueiral, Curado, Estância, Jardim São Paulo, Jiquiá, Mangueira, Mustardinha, Sancho, San Martin, Tejipió, Totó - encontraram uma forma de incentivar as gestantes a realizarem as consultas de pré-natal. Nesta sexta-feira (22), às 14 h, na Faculdade Ipesu, (Rua São Miguel, 176 – Afogados), será lançado o projeto “Mãe Top 5”, que presenteará as mamães que fizerem mais de cinco visitas às equipes de Saúde da Família, com um ensaio fotográfico.

Além motivar a participação das gestantes no pré-natal, a iniciativa tem a proposta de estreitar a relação entre a gestante e o bebê e despertar a autoestima nas mamães. Julie Machado, coordenadora de Área do Distrito Sanitário V, está muito animada com a ideia do projeto. "A realidade daqui é difícil, muitas mulheres estão em vulnerabilidade social e proporcionar essa iniciava é uma atitude simples que estimula as gestantes a se cuidarem e cuidarem da saúde do bebê", contou Julie.

Brígida Mureiel tem 27 anos e foi uma das modelos. “Eu perdi um filho com oito semanas e no início da gravidez tive muito medo de perder de novo. O momento do ensaio foi de muita alegria”, disse Brígida, que fez as fotos quando estava grávida de oito meses, de Lorenzo. O projeto tem o apoio voluntário da fotógrafa Rosélia Adriana que já realizou dois ensaios fotográficos pilotos, sendo o primeiro na Unidade de Saúde da Família (USF) Mangueira II e na USF Coqueiral. As gestantes que participaram do projeto são atendidas em 14 unidades da área.