NOTÍCIAS

Juventude | 12.06.15 - 14h56

PCR e Instituto Shopping Recife capacitam moradores da Entra Apulso

img_alt

Parceria realiza palestras com chefs de cozinha e oficinas para trabalhadores do setor de alimentação. (Foto: Cortesia)

 

Uma parceria entre a Secretária de Juventude e Qualificação Profissional do Recife e o Instituto Shopping Recife está capacitando os moradores da comunidade Entra
Apulso, em Boa Viagem, que trabalham na área de alimentação. Na noite dessa quinta-feira (11), foram entregues os certificados de 72 participantes das oficinas de espetinho e confeitaria.

Os cursos são ministrados por professores da rede profissionalizante, após uma demonstração de chefes renomados da cidade ou do Estado. O projeto Entra Delícias: Uma Conversa Sobre Comidas com os Chefs acontece uma vez por mês e será realizado até o final do ano. "Nosso principal objetivo é auxiliar os moradores a superar obstáculos. Para isso, estamos trabalhando para capacitá-los cada vez mais, para que eles exerçam suas profissões com mais propriedade e competência. Para isso, disponibilizamos os professores da rede e contamos com a excelente estrutura do instituto", disse o secretário de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Jayme Asfora. Cada oficina tem carga horária de 21 horas/aula.

Duas turmas já foram formadas através da parceria com a Prefeitura. A primeira, voltada para vendedores de espetinho, contou com palestra demonstrativa do chef Auricélio Romão. Na oficina, os alunos puderam aprofundar seus conhecimentos sobre cortes de carnes e temperos.

A segunda oficina, abordou o tema confeitaria e contou com a participação dos chefs Tânia Bastos e Heleno Júnior. Uma das participantes foi Muriel Ferreira, 32 anos, nascida e criada na comunidade. "Aprendi coisas que nem imaginava. Trabalho com tortas, aí não tinha experiência com pasta americana, mas agora já consegui até colocar em prática as novas técnicas". Na quinta-feira, além da entrega dos certificados, foi a vez da conversa sobre comidas juninas com chef Heleno Júnior.

De acordo com a presidente do Instituto Shopping, Ione Costa, a comunidade da Entra Apulso possui, naturalmente, uma característica empreendedora. "O setor de gastronomia é muito forte. Aqui temos muitos restaurantes e vendedores de alimentos. Como estamos inseridos neste local, queremos que esses profissionais cresçam, se profissionalizem e trabalhem dentro de um padrão de qualidade. É bom para eles e para todos os moradores".