NOTÍCIAS

Mobilidade | 06.08.15 - 17h23

PCR leva Operação Bairro Legal à Zona Oeste do Recife

img_alt

Ação retirou equipamentos irregulares da Avenida Abdias de Carvalho, Roda de Fogo e UR-7. (Foto: Irandi Souza/ PCR)



A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), realizou, nesta quinta-feira (6), mais uma ação para garantir a mobilidade das pessoas. A Operação Bairro Legal chegou à Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, importante via da cidade que corta os bairro da Ilha do Retiro, Prado e Torrões. A comunidade de Roda de Fogo e a UR-7 também receberam as ações.

A ação aconteceu em parceria com a Gerência de Operações, Guarda Municipal, Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Empresa de Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e Polícia Militar. Um efetivo de 60 pessoas esteve envolvida na operação, que apreendeu equipamentos instalados irregularmente em logradouro público, tais como carcaça de veículos, pinos de ferro e outdoors. Para recuperar o material apreendido, o responsável deve se dirigir à Gerência de Operações e realizar o pagamento de multa, cujo valor pode variar entre R$ 200 à R$ 6.900.

Segundo José Porto Filho, chefe de fiscalização da 4ª Gerência Regional, a apreensão dos equipamentos só foi realizada porque os estabelecimentos já haviam sido notificados e não se regularizaram. "A intensificação do nosso trabalho pretende atender às queixas da própria população, que reclama da disputa do espaço na calçada, com o excesso de mercadorias e instalações irregulares", afirmou.

A Secon conduz as operações de maneira pacífica, tanto no ato das ações, quanto durante a entrega das notificações. Desde o início desta gestão, já foram removidos pelos fiscais da secretaria 525 carcaças de automóveis, 82.412 faixas, banners e bandeirolas de propagandas, 1.354 pinos de ferro, 203 outdoors e toplights, 76 jardineiras e 488 cavaletes e cones.

BALANÇO – Durante toda esta manhã e início da tarde, na Avenida Abdias de Carvalho, foram retirados pelas equipes da Secon:

40 portas de automóveis;
05 carcaças de veículos;
02 outdoors;
11 ferros de proteção;
02 luminárias;
01 placa metálica;
01 carretel de madeira grande;
01 corrente com aproximadamente 2 metros;
01 placa de grade porte (3 metros);
01 placa de porte médio (1,50 m).