NOTÍCIAS

Planejamento e Gestão | 21.08.15 - 12h50

Plenárias do Recife Participa reúnem mais de 270 pessoas

Nessa fase o a ênfase foi na infraestrutura e serviços urbanos

 

Na noite da quinta-feira (20/08), o secretário de Governo e Participação Social, Sileno Guedes, fez a abertura da nova fase das plenárias do Fórum Regional Microregional Recife Participa 2015. Realizado nas dependências da Escola Municipal Isaac Pereira da Silva, no bairro de Areias, o encontro reuniu 127 representantes de oito (08) comunidades e bairros da  Região Sudoeste. Participaram o secretário-executivo de Governo, Hermes Delgado, e a diretora de Manutenção Urbana da Emlurb, Fernandha Batista. Outros dois encontros foram realizados nos bairros do Coque e Dois Irmãos, com representantes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, URB, Emlurb e Secretaria-Executiva de Defesa Civil.

Sileno Guedes disse que "esse fórum é permanente e é um espaço importante para ouvir as demandas e apresentar as ações do Governo à população". Em Areias, os moradores discutiram questões relacionadas à manutenção e limpeza urbana das comunidades participantes. As principais reivindicações foram em relação a dragagem dos rios Tejipió e Jiquiá, que transbordam sempre em dias de chuva.

As demandas também abordaram questões sobre iluminação pública, drenagem, limpeza de canais e iluminação pública.  A diretora de Manutenção Urbana da Emlurb, Fernandha Batista, anunciou, para a próxima semana, o início da dragagem de um trecho do rio Tejipió.

A quadra de esportes do prédio de Educação Física da UFRPE recebeu a plenária de Infraestrutura do novo Fórum do Recife Participa. O encontro reuniu 90 moradores de Dois Irmãos, Espinheiro, Santana, Sítio dos Pintos, Parnamirim, Alto do Mandú, Casa Amarela e Casa Forte, bairros que compõem a Microrregião 3.1

Na pauta, ações da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec). Os participantes solicitaram vistorias em áreas de risco e elogiaram o trabalho da Operação Inverno de 2015. “Eu quero agradecer o apoio e atenção que recebi dos técnicos da Sedec no Alto do Mandú. Foi muito importante para nossa comunidade”, disse a moradora Elen Karla.

“A Sedec está disposição. Defesa Civil não se faz sem a população, precisamos do apoio de todos”, explicou o secretário-executivo coronel Cássio Sinomar, que além de ouvir as demandas, apresentou um balanço das ações desse ano. Ainda participaram da mesa, o secretário-executivo de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Túlio Ponzzi Netto; a gerente geral de Participação Social, Tereza Borba e o secretário-executivo de Governo e Participação Social, Gabriel Leitão.

Os moradores dos Coelhos e de Joana Bezerra tiveram a oportunidade de discutir ações da Prefeitura do Recife na região na plenária de infraestrutura do ciclo do Fórum Microrregional 2015 do Recife Participa, que contou com a presença dos diretores da Empresa de Urbanização do Recife (URB). O encontro, coordenado pela Secretaria de Governo e Participação Social, reuniu cerca de 60 pessoas da microrregião 1.3, na Escola Municipal José da Costa Porto, no Coque.

Para o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos e presidente da URB, Victor Vieira, é fundamental a aproximação da prefeitura com a comunidade para o melhor atendimento dos pleitos da comunidade. “É importante a participação da população relembrando quais são as demandas que são históricas, as demandas que a gente já atendeu e as estão sendo atendidas. É essencial estar sempre em contato para que a gente possa, de uma forma mais atuante, atendê-las”, disse.

Quando a plenária foi aberta ao público, os moradores começaram a elencar os principais pedidos da comunidade. O morador Rildo Fernando, por exemplo, mencionou pleitos antigos de ruas a serem calçadas. Sobre esse ponto, o secretário garantiu que irá fazer o projeto das vias, com o objetivo de que o desejo da população possa se tornar realidade ainda no próximo ano. Na ocasião, a população tomou conhecimento de que será lançada a licitação da Praça do Coque e que haverá, também, a recuperação do campo de futebol da comunidade.

Além de Victor Vieira, participaram do encontro, o gerente de Gestão Participativa da Secretaria de Governo, Sérgio Campelo; o coordenador de Gestão Participativa, Edson Araújo; a diretora de Planejamento e Projetos da URB, Conceição Lafaiete; o diretor executivo de Desenvolvimento Socioambiental da URB, Fabrício Couto; e o diretor executivo de Obras, Gildo Lafayette.