NOTÍCIAS

Turismo | 31.08.15 - 10h51

Roteiro mal assombrado garantiu um tour aterrorizante e divertido no Olha! Recife

img_alt

Pela perspectiva do Rio Capibaribe, o tour de catamarã contou as lendas urbanas da cidade. Hoje é a vez do passeio a pé, que mostra as principais construções de ferro da cidade e o tour de bicicleta que traz as histórias dos pátios das igrejas. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Com um roteiro especial e aterrorizante, o Olha! Recife no Rio garantiu uma noite de sábado diferente nesse fim de semana. O passeio gratuito, promovido dentro do projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, desbravou os mistérios do tour Recife Mal Assombrado com uma perspectiva diferente, direto do Rio Capibaribe.

Cem pessoas preencheram a capacidade do catamarã e descobriram histórias como a da Encanta Moça, uma jovem que teria sido perseguida por demônios no bairro do Pina. Há controversas, no entanto, pois tem quem acredite que ela fugia do marido ciumento. Os participantes também conheceram a história de Antônia Maria, acusada de bruxaria pela Inquisição. No roteiro foram lembradas as assombrações do teatro de Santa Isabel e a debutante do MAMAM, Ana Luísa, que morreu em seu aniversário de 15 anos e que até hoje assombra as galerias do museu e o cais da Aurora.

O passeio contou ainda com a participação de cinco atores que deram um toque ainda mais especial e aterrorizante para quem estava embarcado. “Achei esse passeio formidável, a ideia dos atores é muito legal porque faz com que as pessoas interajam com a história contada. Com certeza vou recomendar aos meus amigos”, afirmou a bancária Suyene Souza Guedes, de 58 anos.

Outras histórias também foram contadas como a dos afogados e suicidas do Capibaribe, pessoas que teriam tentado atravessar o rio a nado, numa tentativa de fugir da escravidão; e ainda o mistério que rodeia a Cruz do Patrão, mais antigo monumento do Recife, que além de servir de balizamento para os navios que chegavam ao porto foi local de fuzilamento de militares e descarte de corpos de escravos que chegavam mortos nos navios negreiros. 

A aposentada Tânia Maria Araújo, de 57 anos, participou pela primeira vez do Olha! Recife e garante que vale a pena. “Nossa, eu nunca imaginei que o passeio fosse tão bom quanto é. Eu fiquei impressionada com as lendas que nossa cidade conta e ainda fiquei assustada em alguns momentos porque histórias macabras sempre dão medo, não é?”, brincou.

O estudante Thiago Morais, de 29 anos, já havia participado do roteiro Mal Assombrado de ônibus, mas sentiu o diferencial no passeio pelo rio. “É legal escutar as histórias estando no Capibaribe, com certeza eu vou esperar pelos próximos”.

O Olha! Recife garante passeios gratuitos, acompanhados por guias de turismo, por toda a cidade. Os tours podem ser feitos de catamarã, de ônibus, a pé e de bicicleta. Ainda no sábado foi realizado o roteiro de ônibus pelo bairro da Várzea. Os participantes puderam observar o local que foi palco para o processo de urbanização do antigo Engenho da Várzea, que pertencia ao herói da Restauração Pernambucana, João Fernandes Vieira; a Praça Pinto Dâmaso, projeto do paisagista Burle Marx; a Igreja do Livramento; a Cúria Metropolitana; o Sertãozinho da Caxangá e a Capela de São Francisco de Paula; e outros. 

Hoje, o domingo será diferenciado para quem participar dos passeios a pé e de bicicleta, ambos com saída às 9h da Praça do Arsenal, no Recife Antigo. Quem optar pela caminhada vai fazer o roteiro "Caminhos do Ferro no Recife". O grupo vai percorrer algumas construções e monumentos da Capital que tiveram uso do ferro em suas construções ou elementos decorativos. No roteiro: Associação Comercial de Pernambuco, que além das cúpulas metálicas tem grande escada em estilo ornamental art noveau; as estátuas da Ponte Maurício de Nassau; a Praça da República; o Palácio do Campo das Princesas; e o teatro de Santa Isabel, que também teve intenso uso do ferro em sua estrutura; e outros.

Aqueles que preferirem o passeio ciclístico vão ter um percurso que passa pelos pátios das igrejas. A pedalada percorrerá os antigos e charmosos pátios, passando pelo Pátio do Carmo, Pátio de São Pedro, do Livramento, de São José do Ribamar, do Terço e de Santa Cruz. Esses locais existem desde o período colonial como centros de convergência social, práticas comerciais, religiosas, culturais e políticas, e permanecem na paisagem como locais pulsantes da cultura recifense. 

Participam dos passeios aqueles que efetuaram a inscrição no site www.olharecife.com.br. Todas as semanas, novos roteiros são divulgados e o cadastro para os interessados deve ser preenchido sempre nas sextas-feiras que antecedem os tours, a partir das 9h. Os passeios são gratuitos, mas os inscritos devem levar um quilo de alimento não perecível para ser doado a instituições de caridade.