NOTÍCIAS

Educação | 17.12.15 - 17h25

Mais de mil estudantes e professores da rede municipal do Recife participam de eventos no Dona Lindu

img_alt

O parque sediará a ExpoEducação e a Feira de Conhecimentos nesta sexta. (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

A Secretaria de Educação do Recife realiza, nesta sexta-feira (18), um duplo evento no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. O local será palco da 2ª ExpoEducação, que contemplará os alunos de Anos Iniciais, e da 1ª Feira de Conhecimentos, que tem como foco os estudantes de Anos Finais do Ensino Fundamental. Mais de mil alunos e professores devem participar da programação, que vai das 8h às 18h e inclui cantata natalina, palestra e apresentação de trabalhos, inclusive alguns relacionados ao combate ao mosquito Aedes aegypti. 

Os cerca de 400 estudantes do 1º ao 5º ano de sete escolas de Anos Iniciais só participarão da programação da manhã, quando vão apresentar seus trabalhos e assistir à apresentação musical do Projeto Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada. Já os alunos de 6º ao 9º ano participarão da Feira de Conhecimentos nos dois turnos. "Será um dia muito importante em que reuniremos os principais projetos desenvolvidos ao longo de todo o ano letivo, sempre tendo os estudantes como protagonistas. Eles apresentarão um pouco do que aprenderam e mostrarão como materializaram esses conhecimentos em seus trabalhos", afirmou Rogério Morais, secretário-executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do Recife.

Com o objetivo de estimular a prática da pesquisa científica e promover o desenvolvimento das habilidades de comunicação, investigação e interpretação de dados científicos, a Feira de Conhecimentos vai reunir 49 projetos realizados pelos alunos de Anos Finais ao longo do ano. A primeira fase da feira aconteceu nas escolas, neste segundo semestre. A partir daí, uma comissão avaliadora selecionou os melhores projetos. Há trabalhos dos mais diversos temas: dengue, Ariano Suassuna, drogas, homofobia, bullying, Lei Maria da Penha, gravidez na adolescência, reforma agrária, mal de alzheimer, lixo e coleta seletiva, poluição sonora e visual, uso consciente da água, alimentação saudável, respeito aos animais, entre outros.

No total, 147 estudantes de 25 escolas municipais de Anos Finais farão a apresentação dos trabalhos, sob a orientação de professores. Outros 200 alunos do 6º ao 9º ano vão visitar a feira. Trinta avaliadores v selecionarão os três melhores projetos. Os vencedores vão receber certificados da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e terão a oportunidade de expor os trabalhos na SBPC Jovem 2016 e também na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), da Universidade de São Paulo (USP) - uma das maiores feiras de ciências do País. Os três primeiros lugares ainda vão ganhar uma viagem para São Paulo, onde farão passeio científico e cultural ao Museu da Língua Portuguesa e ao Museu Catavento, além de conhecerem a sede da Abramundo - parceira da Prefeitura do Recife na implantação do Projeto Sabiah!, de ensino de ciências.

À tarde, os gestores e coordenadores pedagógicos participarão de uma programação específica, em que terão um momento de confraternização e uma palestra sobre letramento ministrada pela professora Emília Cipriano, doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Também haverá estandes de projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação do Recife com seus parceiros: Palavra Cantada, Nas Ondas da Leitura (Editora Imeph), MenteInovadora (Mind Lab), Sistema de Ensino Aprende Brasil (Editora Positivo), Aprimora (Positivo Informática) e Sabiah! (Abramundo).