Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 29.01.16 - 20h42

Gestores das escolas e creches municipais participam da 1ª formação de 2016

img_alt

Os diretores receberam informações a respeito do início do ano letivo, dos eventos previstos para este ano e outras novidades que serão implementadas em 2016. (Foto: Juliana Corrêa/Cortesia)

 

Cerca de 600 gestores e vices da rede municipal de ensino do Recife receberam as boas vindas da Secretaria de Educação nesta sexta-feira (29), na primeira formação realizada este ano na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, na Madalena. Os diretores, que foram recebidos ao som do frevo da Banda Paulo Freire, do Núcleo de Atividades Culturais (NAC) da Secretaria, receberam informações a respeito do início do ano letivo, dos eventos previstos para 2016 e outras novidades que serão implementadas neste ano. 

"Quero agradecer a todos pelo trabalho realizado em 2015. Graças ao empenho de vocês nas escolas, conseguimos terminar bem esse ano difícil. Começamos 2016 com a nomeação de 191 professores 1 e vamos iniciar o ano letivo com os coordenadores pedagógicos lotados nas escolas. Isso é uma grande conquista. O apoio deles aos professores fará toda a diferença", disse Jorge Vieira, secretário de Educação do Recife. 

O secretário-executivo de Gestão Pedagógica, Rogério Morais, destacou o cronograma de atividades relacionado ao tema do ano letivo 2016, que será 'Educação e protagonismo: estudantes pesquisadores e atores na construção do saber'. "O tema é muito significativo. A gente sempre trabalha nessa perspectiva, mas este é o momento de evidenciar ainda mais o protagonismo estudantil. Diversas temáticas serão trabalhadas ao longo do ano, como bullying, preservação do meio ambiente e combate ao mosquito Aedes aegypti", adiantou.

De acordo com Rogério Morais, também já foram definidas algumas temáticas que serão trabalhadas mensalmente nas formações continuadas até 2017, para que os diretores possam organizar o planejamento deles com base nessas ações. "O calendário é uma base de referência para facilitar o planejamento, mas ela vai ser adaptado ao longo do ano de acordo com as sugestões e necessidades de vocês e dos professores". 

A secretária-executiva de Gestão de Rede, Rossana Albuquerque, informou que os dias 3, 4 e 5 de fevereiro serão destinados à aula atividade dos professores, para planejamento, já que os alunos só voltam às aulas no dia 11. Já o gerente-geral de Administração e Finanças, Dilermano Brito, garantiu que os 94.963 kits de material escolar e as 325 mil unidades de fardamento serão entregues até o próximo dia 11. Dilermano ainda pediu a ajuda das gestoras para evitar o desperdício de merenda nas escolas e destacou a importância de elas utilizarem o Disk Merenda para fazer queixas e sugestões relacionadas ao assunto. 

O secretário-executivo de Infraestrutura, Carlos Muniz, falou das cinco unidades de ensino que serão inauguradas neste primeiro semestre, sendo a primeira delas a nova sede da Escola Municipal Manoel Torres, em Boa Viagem, em fevereiro. Por fim, o professor Francisco Luiz dos Santos, secretário-executivo de Tecnologia na Educação, disse que vai ampliar o número de professores multiplicadores de Tecnologia nas escolas de 16 para 40, atendendo aos pedidos feitos pelos gestores no Educação Participa - encontros em que o secretário e os secretários-executivos ouvem as reclamações e sugestões dos diretores. Ele também anunciou que, neste semestre, estarão disponíveis as versões offline e mobile (para dispositivos móveis) do Diário de Classe Online, com o objetivo de facilitar o trabalho dos docentes.