NOTÍCIAS

Defesa Civil | 29.01.16 - 21h45

Prefeitura faz balanço das primeiras horas de chuva no Recife

img_alt

Escritório de gerenciamento de crise que está sendo coordenado diretamente pelo prefeito Geraldo Julio. (Foto: Inlado Lins/PCR)

29.01.2016 (Atualizado às 21h41)

Confira o balanço das Chuvas no Recife - 30.01.2016 (Atualizado às 10h43)

 

A Prefeitura do Recife informa que a cidade esteve, nesta sexta-feira (29), sob efeito de um evento raro, que, segundo  a Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC), causou ventos de até 80 km/h. Por causa dos fortes ventos, três voos precisaram ser desviados do Aeroporto Internacional do Recife. Ainda nesta tarde, foi registrada  a precipitação de  60 mm em seis horas, o equivalente a 19 dias do previsto para o mês de Janeiro.

 

Às 16h, a Prefeitura do Recife montou um escritório de  gerenciamento de crise que está sendo coordenado diretamente pelo prefeito Geraldo Julio. Durante os momentos críticos da precipitação, cerca de 450 servidores da Defesa Civil, Emlurb, Guarda Municipal, além de agentes e orientadores da CTTU, em parceria com profissionais do Governo do Estado e Celpe, estão nas ruas com o objetivo de minimizar os transtornos.

 

Segundo a APAC, o Recife esteve sob o efeito de um sistema atmosférico denominado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). A Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec) registrou 26 ocorrências sem vítimas, todas atendidas imediatamente. As equipes da Defesa Civil estão em estado de alerta e, em caso de necessidade, a população pode entrar em contato através do 0800 081 3400. A ligação é gratuita e funciona 24 horas.

 

 A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) informa que até o momento foram contabilizadas a queda de 77 árvores. Destas, 30 já foram removidas, priorizando as que estão interrompendo o fluxo de veículos nos principais corredores viários. Além das árvores, as equipes da Prefeitura do Recife registraram danos a fachadas e coberturas de edificações, telhados, placas e outdoors.

 

As equipes do órgão foram ampliadas e estão atuando no atendimento das ocorrências. Elas estão realizando intervenções para minimizar os efeitos da chuva, vistoriando os principais pontos de alagamento e intensificando as ações nas partes mais baixas do Recife. Para executar os serviços, a Emlurb conta com o suporte de muncks, caminhões equipados com jatos de sucção, além de carros e motos para fiscalização. As solicitações podem ser feitas pela Central 156.

 

TRÂNSITO - A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) atua, desde o início desta sexta-feira (29), para minimizar os danos causados pela chuva e auxiliar a mobilidade da população. Cerca de 50 agentes e 180 orientadores de trânsito operam  nas principais vias da cidade.

Desde o início desta tarde, 60 semáforos apresentaram falhas devido às chuvas. Desses, 27 já operam normalmente. Os demais estão em atendimento pelas equipes técnicas. No total, Recife conta com 663 semáforos, sendo que 451 deles possuem  nobreaks, que permite o funcionamento de 4h a 6h ao equipamento, em caso de falta de energia.

 

Seis guinchos estão posicionados em locais estratégicos e podem ser acionados em casos de acidentes e na retirada de veículos que possam apresentar defeitos. De meio-dia até 18h desta sexta-feira (29),  a Companhia registrou 21 acidentes de trânsito, sendo dois com vítimas, uma fatal, o ciclista Ricardo Batista, atingido por uma árvore na Avenida Conselheiro Rosa e Silva.

 

Cerca de 180 orientadores de trânsito, dispostos em pontos fixos e em viaturas e motos, estão auxiliando no trabalho de operação de tráfego nos principais corredores viários do Recife, priorizando os locais que possuem pontos de alagamento. Esses profissionais estão em contato direto com a Central de Operações de Trânsito, que monitora a cidade 24 horas por dia, através de 83 câmeras.

 

CARNAVAL -  Foram registrados danos pontuais em quatro pontos da estrutura e decoração do Carnaval Recife 2016, que já vem sendo instalada em toda a cidade. Todos serão corrigidos em pouco tempo.

 

A estrutura do palco e camarins que está sendo montado no Marco Zero sofreu danos parciais. Todos os reparos serão concluídos até domingo.Foram registrados ainda quedas de figuras verticais decorativas em três pontos: avenida Rio Branco, Classic Hall e Ponte Buarque Macedo. Os itens decorativos serão recolocados.

 

Em virtude das fortes chuvas de hoje (29), foi necessário o cancelamento das programações pré-carnavelescas desta noite. O Ensaio de Naná Vasconcelos, na Rua da Moeda, e Acerto de Marchas dos Blocos de Pau e Cordas, no Pátio de São Pedro.