Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 07.03.16 - 17h23

Reunião discute planejamento da passagem da Tocha Olímpica por Pernambuco

No Recife, evento está marcado para o dia 31 de maio, com um percurso de 36 km, envolvendo 175 participantes

O vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, e o secretário municipal de Esportes, George Braga, participaram, na manhã desta segunda (7), de reunião de trabalho sobre a passagem da Tocha Olímpica pelo Estado de Pernambuco. O encontro aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, com a presença do governador Paulo Câmara, do ministro do Esporte, George Hilton, e diversos representantes das três esferas de governo. A Tocha Olímpica passa pelo Recife em 31 de maio.

Em Pernambuco, a chegada está prevista para o dia 26, em Petrolina. Em seguida, o revezamento acontece na Bahia, Sergipe e Alagoas, retornando a Pernambuco no dia 29 e passando no total por 17 localidades. O vice-prefeito Luciano Siqueira destacou o simbolismo da passagem da Tocha no momento em que já estão sendo preparadas as comemorações dos 200 anos da Revolução Pernambucana de 1817. "Assim, a passagem da Tocha está entrelaçada com a reafirmação da história de Pernambuco e especialmente do Recife, uma cidade que já nasceu cosmopolita e aberta ao mundo", afirmou.

O secretário George Braga destacou a importância do trabalho integrado entre as várias instâncias administrativas. "Temos aqui os governos federal e estadual, além de várias prefeituras, articulando as ações que vão garantir o sucesso do evento". No Recife, além da Secretaria de Esportes, estão envolvidas na ação as pastas municipais de Planejamento e Gestão, Saúde, Educação, Turismo e Lazer, Mobilidade e Controle Urbano, Fundação de Cultura, CTTU, Empresa de Limpeza Urbana (Emlurb), Guarda Municipal, a Secretaria Estadual de Educação, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Para o governador Paulo Câmara, as Olimpíadas resgatam valores de união, coletividade e determinação. "Tive a felicidade de ser atleta e conheço bem a importância da prática de esportes para a juventude. As Olimpíadas são uma grande oportunidade de aprofundar as discussões sobre o esporte, mas também sobre o futuro", disse. "Pela primeira vez na história, um país da América do Sul vai sediar o maior evento esportivo do mundo. Como o Recife já tem um histórico de receber grandes eventos e acolher milhares de turistas, estou certo de que teremos uma grande celebração na cidade", ressaltou o ministro George Hilton.

CELEBRAÇÃO - A Tocha Olímpica passará, em 31 de maio, por diversos bairros da capital pernambucana, saindo do Arruda e chegando ao Marco Zero. Por causa de sua relevância no turismo e economia na Região Nordeste, o Recife também foi escolhido para ser uma cidade-celebração, onde acontecerá uma cerimônia para acender a pira olímpica e uma festa da cultura popular, na chegada da comitiva ao Marco Zero.

Além disso, 13 atletas e ex-atletas recifenses, selecionados pela PCR, farão parte do revezamento. Ao todo, são 175 pessoas participantes, em 36 quilômetros de percurso. Cada participante percorrerá 200 metros com a tocha em mãos, correndo em média a 20 km por hora. Os demais participantes serão escolhidos pelo comitê e patrocinadores dos jogos. Além da festa na chegada da tocha, em 15 pontos distribuídos pela cidade, a Prefeitura promoverá focos de animação com orquestras de frevo, trios pé de serra, nações de maracatu e escolas de samba.