NOTÍCIAS

Cultura | 03.05.12 - 17h05

Prefeitura reforça limpeza e monitoramento de trânsito para final do Pernambucano

Agentes da CTTU irão monitorar as vias próximas ao Arruda a partir das 8h. A PCR também vai reforçar a limpeza no entorno do estádio

Acontece, neste domingo (6), o primeiro jogo da final do Campeonato Pernambucano 2012. As equipes do Santa Cruz e do Sport disputam a partida, a partir das 16h. Visando garantir a tranquilidade dos cerca de 60 mil torcedores que irão lotar o Arruda e a fluidez do trânsito nos arredores do estádio, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) preparou um esquema especial de monitoramentos e interdições que contará com um efetivo de 60 Agentes de trânsito. Também será reforçado o trabalho de varrição e coleta no entorno do estádio envolvendo 20 garis.

O monitoramento do tráfego começa por volta das 8h. Já o esquema de interdições das vias terá início ao meio-dia. A primeira intervenção vai ser na rua das Moças e avenida Professor José dos Anjos (entre a rua Petrolina Botelho e avenida Beberibe), onde o tráfego de veículos será proibido. Depois, se houver necessidade, os agentes de trânsito vão ampliar as intervenções, com a transformação da avenida Beberibe em mão-única, no sentido cidade-subúrbio.

Caso a avenida Beberibe seja fechada, serão montados três pontos de bloqueios e indicados os desvios para os condutores. No sentido subúrbio-cidade, o fluxo de veículos da avenida Beberibe será desviado pela Estrada Velha de Água Fria. Já no sentido contrário, os ônibus vão alterar o itinerário seguindo pela rua Fernando César, depois pela avenida Norte e Estrada Velha de Água Fria. Os carros particulares devem pegar a rua Men de Sá. A previsão é de que o trânsito volte ao normal cerca de meia hora após o fim do jogo.

A CTTU aconselha o torcedor a chegar cedo ao estádio para evitar retenções e corre corre. O ideal é deixar o carro em casa e utilizar o transporte coletivo. Outra opção para o torcedor é ir em grupo em um mesmo veículo para assistir ao jogo. Os condutores também devem estar atentos à sinalização que proíbe estacionamento. A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser rebocado. Já o motorista pode ser multado em R$127,69, além de ter cinco pontos na Carteira de Habilitação.

Limpeza - Além do monitoramento do tráfego, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) vai reforçar diversos serviços nas proximidades do estádio. Já neste sábado, um mutirão fará remoção de entulhos, metralhas e outros resíduos nas margens do canal do Arruda. No domingo, por volta 9h, uma equipe de garis fará a varrição e coleta de lixo. O grupo permanecerá recolhendo os resíduos até o final do Clássico das Multidões. Em seguida, um mutirão conclui a operação com suporte de 20 garis e um caminhão compactador recolherá o lixo restante.