NOTÍCIAS

Cultura | 17.05.12 - 19h35

Prefeitura do Recife apoia ações no Dia Internacional de Combate à Homofobia

Um dos objetivos é alertar a sociedade sobre os crimes praticados contra os homossexuais

Por Marilia Monteiro

[caption id="attachment_18669" align="alignleft" width="334" caption="Um dos objetivos é alertar a sociedade sobre crimes de origem homofóbica. Foto: Antonio Tenório"][/caption]

O Dia Internacional de Combate à Homofobia, 17 de maio, foi marcado pela união de movimentos de enfrentamento à discriminação sexual no Recife. Dando seguimento à campanha Somos Todos Iguais na Diferença – Por um Recife sem Homofobia, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSD), apoiou e realizou ações de conscientização e sensibilização da população em diversos espaços da cidade. Um dos objetivos é alertar a sociedade sobre os crimes praticados contra os homossexuais e divulgar a Lei Municipal n° 17.025/2004, que pune qualquer ato discriminatório ao homossexual, bissexual ou transgênero, além de instituir o dia 17 de abril como o Dia da Diversidade Sexual, no âmbito municipal.

Desde o início da manhã desta quinta-feira, representantes da Gerência Municipal da Livre Orientação Sexual (GLOS) e do Fórum Estadual LGBT, distribuíram panfletos e promoveram a reunião de diversos grupos de defesa dos homossexuais. Pela manhã, o movimento aconteceu na Rua Sete de Setembro. Durante a tarde, dezenas de jovens ocuparam a Praça do Derby para expressar sentimentos de repúdio à homofobia, através de cartazes, megafone e pinturas no rosto. “Nós somos a única Prefeitura a ter uma gerência que trata a cidadania LGBT. Apoiamos todas as ações do movimento”, declarou a diretora da GLOS, Rivânia Rodrigues.

Integrantes de outros grupos LGBTs também compareceram para prestigiar as ações, como Jackson Junior, um dos fundadores do Grupo de Atuação Homossexual (GOTHA), primeiro grupo homossexual de Pernambuco, e Irene Freire, participante da Associação Bloco da Diversidade de Pernambuco. “Hoje é uma data em que estamos levantando a nossa bandeira, com relação ao enfrentamento à violência contra pessoas que amam pessoas do mesmo sexo”, destacou Irene.

Seguindo a programação, uma palestra foi realizada para os alunos da Escola Estadual Lagoa Encantada, no Ibura, com o objetivo de trabalhar o tema da homofobia. “A escola tem um papel fundamental, que é o de instruir, de fazer cidadãos e cidadãs sem preconceito. O que fazemos hoje é uma reivindicação a longo prazo. Não é fácil ser homossexual no país, principalmente quando você tem trejeitos que não são os que a sociedade heteronormativa quer pra você”, explicou Rivânia, que liderou a palestra, reforçando a necessidade de tornar as escolas mais inclusivas.

A Prefeitura do Recife realiza diversas ações com foco na comunidade LGBT durante todo o ano. É o caso do Orçamento Participartivo LGBT e dos trabalhos em torno das datas comemorativas, como o Dia da Visibilidade Lésbica, do Orgulho LGBT, a Parada da Diversidade, entre outros. “A PCR vem caminhando de braços dados com a luta do movimento homossexual, que, acima de tudo, é a luta da cidadania recifense”, concluiu a diretora.

SERVIÇO:
Se você for vítima ou assistir a qualquer violação aos Direitos Humanos, denuncie:

  • Disque Direitos Humanos: 100
  • Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã: (81) 3355.8342
  • Centro de Referência no Combate à Homofobia: (81) 3183.3182
  • Centro de Referência Margarida Alves: (81) 3355.6459 / (81) 3355.6461

Íntegra da Lei n° 17.025/2004

Calendário LGBT:

  • Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais | 29 de janeiro
  • Dia da Diversidade Sexual no Recife | 17 de abril
  • Dia Internacional do Combate à Homofobia | 17 de maio
  • Dia Mundial do Orgulho LGBT | 28 de junho
  • Dia Nacional da Visibilidade Lésbica | 29 de agosto