Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 04.08.16 - 15h08

Câmara Municipal confere título de Cidadão do Recife ao coordenador Geral do SAMU 192

img_alt

O baiano Leonardo Gomes foi reconhecido, inclusive, por serviços humanitário que prestou (Foto: Cortesia)

 

O coordenador geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192, o baiano Leonardo Gomes, é o mais novo cidadão do Recife. Ele recebeu o título de autoria do vereador Aderaldo Pinto, na quarta-feira (03), na Câmara Municipal do Recife, numa sessão conduzida pelo presidente da na Casa José Mariano, Vicente André Gomes. O médico da cidade baiana de Itapetinga chegou ao SAMU em 2008 e desde 2009 exerce o cargo de coordenador do Serviço que nos últimos dois anos passou por importantes mudanças, a exemplo do aumento das bases centralizadas de 05 para 10, incluindo a do Hospital da Mulher que entrará em operação nos próximos dias.

O compromisso do gestor do Serviço de Urgência foi destacado pelo secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia que integrou a mesa da sessão solene. "Leonardo Gomes é um médico competente que tem desempenhado com habilidade e seriedade sua função em serviço de atendimento que é extremamente importante para as vidas das pessoas", falou. 

O vereador autor do Decreto do título, Aderaldo Pinto, relatou a trajetória profissional de Leonardo Gomes, que formou-se em 2004 pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, iniciando carreira no Atendimento Pré-Hospitalar do SAMU de Maceió, Alagoas. No ano de 2007, quando veio ao Recife para fazer residência médica logo passou a exercer cargo de Educação Permanente do SAMU e no ano seguinte como coordenador geral do Serviço. O parlamentar também destacou a atuação de Leonardo Gomes em missões humanitárias, como nas enchentes do Rio de Janeiro e nas cidades pernambucanas de Palmares e Barreiros. "Nós sabemos quanto vale uma vida e falar de Leonardo é falar da luta pela vida", reforçou o vereador Vicente André Gomes que também é médico. 

"Estou recebendo a maior homenagem da minha vida", disse Leonardo muito emocionado ao agradecer o apoio de toda a equipe com a qual dividiu o reconhecimento pelos serviços prestados à população. 

Além dos vereadores e do secretário Jailson Correia, compuseram a mesa da sessão, o secretário Estadual de Defesa Social, Alessandro Carvalho, o superintendente Regional da Polícia Rodoviária Federal, Valcir Ortins e o presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco, André Dubeux. 

Durante a solenidade foi exibido vídeo com depoimentos de autoridades, familiares e amigos, homenageando Leonardo Gomes. Os artistas Luizy Silva e Dudu do Acordeon também emocionaram o coordenador e os presentes ao cantar Recife Minha Cidade de Reginaldo Rossi e Amizade Sincera de Renato Teixeira. A tribuna também foi ocupada pela equipe do SAMU e da Secretaria de Saúde do Recife em homenagem ao coordenador geral do Serviço.