Secretaria de Saneamento

NOTÍCIAS

Educação | 04.11.16 - 14h58

Horta Comunitária na Mustardinha visa alimentação saudável e geração de renda

img_alt

Verduras e hortaliças foram plantadas por crianças e idosos em parceria com o Programa de Esportes e Lazer (PELC) (Daniel Tavares/PCR)

 

Alface, manjericão, coentro, pepino, pimentão, maxixe, melancia e abobrinha. Essas foram as verduras e hortaliças plantadas na Horta Comunitária da Mustardinha, que fica na área externa do escritório da Secretaria de Saneamento (Sanear).  O plantio de inauguração começou hoje de manhã com a presença de crianças da Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves e de idosos que participam do Programa do Esporte e Lazer da Cidade (PELC). Além de otimizar o espaço, a ação ressalta a importância de ter uma alimentação saudável e estimula a preservação do meio ambiente. Posteriormente, os vegetais serão comercializados pelos participantes.

"A ideia surgiu a partir da concepção de tornar esse espaço de convivência e romper as barreiras dos muros com a comunidade. Aproximar as pessoas, sendo não só um instrumento de atendimento à população, mas que também tivesse uma outra finalidade. Então, a gente fez a parceria com o PELC, que trabalha com crianças e idosos, e começamos a imaginar como seria essa espaço mediante a criação de uma horta. A expectativa é que o que está sendo plantado aqui, alimente essas pessoas que estão cuidando e possa estimular, futuramente, na geração de emprego e renda, mediante o amadurecimento dessa horta", explicou Débora Falcão, gerente geral de Desenvolvimento Social da Sanear.

Para Jennifer dos Santos, 8 anos, aluna do 2º ano, essa á a segunda experiência com a terra. "Já plantei na escola e hoje vou plantar aqui abobrinha. Quero ver quando ficar grande", disse a estudante. "Na minha casa eu já plantei melancia, sei como é que faz", emendou o amigo da turma João Emanuel Ferreira da Silva. A Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves já desenvolve diversas atividades de consciência ambiental com as crianças.

Já Nadizete Costa estava entusiasmada com o projeto que vai fornecer "alimento saudável, sem agrotóxico". "A gente quer que os moradores participem, que consumam o que será produzido aqui para ter saúde. Tudo é orgânico. A gente quer que aumente para, futuramente, vender", revelou a aposentada.https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

MUSTARDINHA - O nome do bairro Mustardinha, está relacionado ao apelido do dono de um sítio no qual o bairro teve origem, chamado Manuel Mustardinha. Era uma área onde o proprietário cultivava verduras e hortaliças, inclusive a Mostardeira.