Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 01.02.19 - 20h35

PCR realiza palestras para ex-usuários de drogas no Aníbal Bruno

img_alt

Os profissionais da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Recife abordaram temas como resiliência e processo de abstinência (Foto: Cortesia)

 

Cinquenta detentos do Presídio Frei Damião de Bozzano (Aníbal Bruno) assistiram a duas palestras promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH) da Prefeitura do Recife nessa quinta-feira (31), no encerramento da programação do Janeiro Branco, que tenta conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. Como o público-alvo eram os presidiários que já fizeram uso de drogas, as palestras ministradas pelos profissionais da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Recife (Sepod) abordaram temas como resiliência, amor próprio, processo de abstinência das drogas, entre outros.

A atividade faz parte do Programa Acolhe Vida Recife, da Sepod, que oferece cuidado as pessoas em situação de vulnerabilidade que fazem ou já fizeram uso abusivo de drogas. A psicóloga Larissa Mira, que acompanha a área de redução de danos do Aníbal Bruno, aprovou a ação. “É muito importante a Sepod estar conosco porque fortalece o nosso sistema, nos ajudando a reduzir as fragilidades ao abordar temas como resiliência. Esse suporte nos faz ver que não estamos trabalhando sozinhos. As palestras foram muito proveitosas e gostaríamos que houvesse mais momentos assim para a manutenção desse pavilhão.”

Além de ministrarem as palestras, os profissionais da Sepod também ouviram os detentos. “A conversa de hoje nos deu força e esperança para seguirmos lutando, acreditando em nós mesmos”, disse Carlos Silva, que tem 37 anos, está há dois anos no Aníbal e há oito meses sem usar drogas.