Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 01.02.24 - 14h39

Baile Municipal, Tumaraca, encontro de afoxés, Palco Frei Caneca e acerto de marchas marcam último final de semana de prévias

img_alt

Cais da Alfândega receberá Pré-Amp e Pré no Reggae. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

O último final de semana de prévias do Carnaval do Recife 2024 está repleto de opções para quem está sedento de folia. Um total de oito eventos vai embalar os corpos foliões com possibilidades que vão do frevo de rua ao maracatu de baque virado, dos blocos de pau e corda aos afoxés, do reggae ao rock. Entre os destaques, o Baile Municipal do Recife e o Palco Frei Caneca, que trazem atrações como Iza, Michele Melo, Elba Ramalho, Uana, Larissa Lisboa, Nega do Babado, Mombojó, Afroito, Cila do Coco e Grupo Terra. Confira. 

Sexta (2) - 19h - Acerto de Marchas - Pátio de São Pedro 

Este será o último acerto de marchas dos blocos líricos que toma conta do Pátio de São Pedro evocando os carnavais saudosos. Pelo local, irão desfilar as agremiações Bloco Infantil Sonho e Fantasia, Bloco de Pau e Corda Flor da Lira do Recife, Bloco Flor do Eucalipto de Moreno, Bloco Folguedos de Surubim, Bloco Lírico Pierrot de São José.

Sexta (2) - 17h - Pré-Amp - Cais da Alfândega

A prévia vai reunir nomes como Afoxé Oyá Alaxé, Gyra, Amunhá, Raízes Perdidas, Coco Raízes de Arcoverde e culmina com a apresentação de uma das homenageadas do Carnaval 2024, Lia de Itamaracá.

Sexta (2) - 19h - Ensaio Tumaraca - Rua da Moeda

A Rua da Moeda se despede dos ensaios coletivos do Tumaraca e vai reunir mestres e batuqueiros das Nações Raízes de Pai Adão, Aurora Afriana, Leão da Campina e Nação Tupinambá. O Espetáculo Tumaraca - Encontro de Nações acontecerá no dia 8 de fevereiro e reunirá em palco oito agremiações e 700 batuqueiros com participações do grupo Voz Nagô, além de Bacnaré, Lucas dos Prazeres, Amaro Freitas e o Grupo Olodum, entre outros.

Sábado (3) - 16h - Pré-AMP

O palco do Cais da Alfândega receberá o Bloco da AMP + Afojubá, Maracatu Nação Leão Camaleão, Luana Tavares, Bella Hakun, Orquestra Iorubpás de PE, Pajé IB, Joanah Flor e O Conde Só Brega.

 

Sábado (3) - 20h - Baile Municipal do Recife

Uma das prévias mais queridas e concorridas da cidade vai incendiar os salões do Classic Hall em uma noite na qual as mulheres serão as vozes embaladas pela Orquestra Popular do Recife, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e Spok Frevo Orquestra. Em palco, nomes como Iza, Elba Ramalho, Vanessa da Mata, Michele Melo, Lia de Itamaracá, Gerlane Lops e Nena Queiroga, além de representantes das novas gerações como Uana, Larissa Lisboa, Joyce Alane e Isadora Melo.

O valor dos ingressos é o mesmo de 2023: R$ 50 (pista) e R$ 600 (mesa para quatro pessoas), confirmando o Baile Municipal como o evento mais acessível e democrático entre as festas similares que antecedem o Carnaval. As vendas acontecem no próprio Classic Hall, pelo site https://www.bilheteriadigital.com e nos pontos físicos do serviço, nas lojas Esposende dos shoppings Recife, RioMar e Tacaruna.

Domingo (4) - 17h - Encontro de Afoxés - Pátio de São Pedro

As agremiações que representam o candomblé na rua irão se reunir no Pátio de São Pedro para o ensaio do Ubuntu, cerimônia que abençoa o Carnaval e que acontece no dia 8 de fevereiro, na quinta-feira de abertura do Carnaval 2024. No total, 20 afoxés irão levar ao Pátio o axé para desejar um período momesco de prosperidade e paz.

Domingo (4) - 17h - Palco Frei Caneca - Arsenal

E nessa festa tem música para todos os gostos: para o público que já acompanha a 101.5 e também para os brincantes. Apresentações de dança irão integrar o palco, onde também subirão representantes do coco, do samba e do indie rock recifense. O palco Frei Caneca 2024 apresenta Grupo Terra, Cila do Coco, Afroito, Mombojó e DJ Fragozza nos intervalos. Para os que não conseguirem chegar ao Recife Antigo neste dia, haverá transmissão ao vivo pela 101.5 FM (no Recife) e pelo site da emissora, com apresentação de Luizy Silva, e reportagens diretamente dos bastidores com o time de repórteres da Frei Caneca FM.

Confira os horários das apresentações:
17h - Grupo Terra
18h20 - Cila do Coco

19h40 - Afroito

21h20 - Mombojó apresenta “Carne de Caju”

DJ Fragozza nos intervalos

Domingo (4) - 17h - Pré no Reggae - Cais da Alfândega

Para quem curte a sonoridade das ondas de Bob Marley, o festival trará as atrações Vibrações, Manga Rosa Especial 20 Anos, Cubana Rasta, Dil Reggae Band e DJs Hal e Favela nos intervalos.

ASSUNTOS: