Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 01.02.24 - 11h32

Palco Frei Caneca FM celebra tradições da música e da dança recifenses neste domingo

img_alt

Em sua oitava edição, a programação, que tem curadoria da rádio pública do Recife, apresentará dez atrações, celebrando, com música e dança, as tantas cenas culturais que se encontram na cidade. Festa gratuita e aberta ao público começa às 15h, na Praça do Arsenal. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

A rádio pública que toca cultura convida a cidade a celebrar todas as suas músicas, na reta final do intenso calendário de prévias carnavalescas promovidas pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Neste domingo (4), a Praça do Arsenal recebe a oitava edição do Palco Frei Caneca, programação que conjuga música e dança numa celebração em que tradições, acordes e movimentos autenticamente recifenses se encontram para colorir e embalar o bairro histórico na véspera dos festejos de Momo. 

Gratuita e aberta ao público, a festa começa às 15h, com a estreia do projeto Plataforma Recife: o Carnaval de todas as danças, que abrirá alas para a programação do palco, reunindo cinco grupos de dança e dançarinos da cidade:  Cia Artefolia, Grupo Experimental, Cia Compassos de Dança e os artistas Orun Santana e Dadinha Gomes, todos em atividade há mais de trinta anos no Recife, com atuação nas mais diversas instâncias da dança. Cada grupo/artista fará apresentações com 15 a 30 minutos de duração, na plataforma em frente ao palco da Praça do Arsenal ou no chão, pertinho do público. 

A primeira coreografia apresentada será “Passo”, da Cia Compassos, que busca dialogar com as manifestações populares da capoeira, do maracatu rural e do cavalo-marinho, misturados ao teatro e à dança contemporânea. Na sequência, Orun Santana apresenta a performance “Recife negro”, tendo como mote principal a tradição do Maracatu Nação, patrimônio cultural imaterial do Brasil. O Experimental apresentará uma adaptação de seu célebre “Zambo”, espetáculo que fala sobre o movimento mangue. Em seguida, Dadinha Gomes mostrará “Meu Corpo Universo”, performance que surge de sua vivência com as danças populares, mais especificamente o maracatu e o frevo. A Plataforma encerra com o espetáculo Roda de Terreiro, performance da Cia Artefolia, que dançará e convidará o público para dançar junto, em celebração às várias manifestações das culturas tradicionais. 

A partir das 17h, a música pede passagem. Com curadoria da equipe da Frei Caneca, em parceria com a Fundação de Cultura Cidade do Recife e a Secretaria de Cultura do Recife, espalharão seus acordes na praça o coco, o samba e o indie rock recifense. Com apresentação de Gabriele Alves e Iara Lima, o Palco Frei Caneca 2024 apresentará o Grupo Terra, Cila do Coco, Afroito e Mombojó. Nos intervalos, o DJ Fragozza tocará o repertório da rádio mais cultural da cidade.

Para quem não conseguir chegar na Praça do Arsenal, a animação também estará garantida. Haverá transmissão ao vivo pela 101.5 FM (no Recife) e pelo site da rádio (www.freicanecafm.org), com apresentação de Luizy Silva, e reportagens diretamente dos bastidores com o time de repórteres da Frei.

Confira os horários das apresentações:

15h - Plataforma Recife: o Carnaval de todas as danças, com apresentações da Cia Compassos, Orun Santana, Grupo Experimental, Dadinha Gomes e Cia Artefolia

17h - Grupo Terra

18h20 - Cila do Coco

19h40 - Afroito

21h20 - Mombojó apresenta “Carne de Caju”

DJ Fragozza nos intervalos

SOBRE OS ARTISTAS MUSICAIS

Grupo Terra celebra 31 anos de trajetória, sendo o mais longevo e querido grupo do cenário do samba autoral pernambucano. O Terra teve um de seus discos apresentados por Rildo Hora, produtor de Zeca Pagodinho, e também introduziu inovações no gênero, como bandocello e realejo. Uma das marcas do grupo também é a introdução de centelhas de sonoridades regionais no samba, conferindo um sotaque e marca únicas às composições da trupe. Durante sua trajetória, o Terra conquistou a simpatia e admiração de público e crítica. Ao longo desses trinta e um anos de carreira, foram gravados dois discos e um DVD, contando com verdadeiras estrelas do samba local em sua formação.

Cila do Coco é cantora, compositora, coquista de primeira e grande matriarca da cultura popular pernambucana. Ainda jovem, integrou o grupo Coco de Umbigada, sediado no bairro de Guadalupe, em Olinda (PE). Fez alguns trabalhos ao lado do grupo pernambucano Nação Zumbi, e participou do CD “Rádio S.AMB.A” (YBrazil Music, 2000). Por quatro anos atuou ao lado da banda belga Think Of One, com a qual excursionou pela Europa, África e Ásia. Em 2005 lançou seu primeiro CD “Cila do Coco e seus pupilos”, gravado com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Pernambuco. O disco incluiu 12 faixas dentre as quais regravações e músicas autorais como “2 de setembro”, “Carolina” e “Tirar onda”. Em 2021 participou da faixa “Tu e eu”, que inicia o CD “Te amo lá fora”, da cantora pernambucana Duda Beat.

Afroito é um cantor, compositor e musicista pernambucano, natural da cidade do Recife. Aposta da cena de música, Afroito lançou o seu primeiro disco “Menga” em março de 2021, uma produção que contou com a realização de um álbum visual lançado no canal do YouTube do artista e que atualmente conta com mais 90 mil visualizações.

Mombojó é uma banda brasileira formada em abril de 2001, originada na cidade do Recife, em Pernambuco. A banda já se apresentou pelos maiores festivais do país, incluindo o Lollapalooza, Abril pro Rock, Brasil no Ar, Grito Rock, Mada, Mulambo, Planeta Terra, Porão do Rock, Teresina Rock e TIM Festival. Em 2024, o grupo lança o álbum “Carne de Caju”, com releituras de Alceu Valença.

Fragozza é DJ, programadora musical, curadora, roteirista e bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Chefe de Conteúdo da Frei Caneca FM há 2 anos, é responsável pela consagrada seleção musical que consolidou a qualidade pela qual a estação é conhecida. Em seu set e experimentações musicais, traz muito do próprio repertório latinoamericano e brasileiro, dando ênfase em sons que fazem o corpo suar, mas também tendo uma base eletrônica e pop muito consolidada.

Frei Caneca FM é uma rádio pública mantida pela Fundação de Cultura Cidade do Recife. Através das ondas da 101.5 FM você se diverte ouvindo músicas de artistas locais, nacionais e internacionais, além de curtir, com muito destaque, a cultura popular, através de entrevistas, programas especiais e muita música: tem frevo, coco, brega, reggae, a música independente que ferve em nosso Estado e muito mais.

ASSUNTOS: