NOTÍCIAS

Administração | 01.02.24 - 15h38

Principais ações da PCR são destaque no retorno das atividades da Câmara de Vereadores

Momento foi de reafirmar a parceria e o respeito ao poder legislativo, tendo em vista a necessidade de harmonia entre as instituições democráticas
 

Nesta quinta-feira (1), durante a 4ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura, que marcou a retomada das atividades na Câmara de Vereadores do Recife, o prefeito João Campos fez o seu pronunciamento e, além de lembrar os programas e ações realizadas pela Prefeitura ao longo de 2023, firmou o seu compromisso com as necessidades da cidade e reforçou sua relação de respeito e comprometimento com a Câmara Municipal. Os destaques do último ano foram a geração de empregos; o recorde de investimento em um período de 12 meses; o grande volume de criação de vagas em creches; o desenvolvimento tecnológico voltado para a educação; a maior nomeação de professores e professoras municipais; a construção de novos espaços de lazer e a revitalização dos já existentes; as obras de defesa civil, entre outros.

“Respeito só se constrói com reciprocidade e a Prefeitura do Recife sabe que essa relação de confiança existe, porque a gente está aqui para estimular e plantar a paz política, a união em torno  de interesses legítimos. A Câmara nunca faltou com o Recife, mesmo nos momentos mais difíceis. Juntos, consolidamos políticas públicas inovadoras, criamos leis que ajudaram a gerar investimentos e a reduzir desigualdades, asseguramos novos direitos e assumimos o desafio de transformar realidades. A gente só constrói consenso pelo diálogo, pelo entendimento, com o poder executivo dando provas claras de que é possível construir pontes para abrir novos caminhos. Seja na situação, ou na oposição, na crítica ou na proposição, estamos sempre abertos a fazer bom debate pela cidade“, ressaltou João Campos.

De acordo com o prefeito, 2023 foi o ano de tirar diversos projetos do papel, de forma inovadora e ousada. A Prefeitura do Recife alcançou o maior volume de investimentos públicos feitos no período de um ano e teve R$ 850 milhões empregados em diversas obras e equipamentos públicos municipais. Além de impactar positivamente a qualidade de vida da população, o investimento fomenta a geração de emprego e renda e a redução da desigualdade social. “Segundo o CAGED, a nossa cidade gerou, de janeiro a novembro do ano passado, 22.199 postos de trabalho com carteira assinada e, somando desde 2021, ultrapassamos o patamar de 78 mil, o equivalente a 40% de todas as oportunidades formais de trabalho de Pernambuco. Nós podemos enxergar avanço em diversas áreas da cidade, como na educação, por exemplo. Desde 2021, a cidade implantou cerca de 6.200 vagas de creche. Em quatro anos, nós vamos fazer o que a cidade fez em 40, dobrando o número de vagas já no primeiro semestre de 2024, alcançando a marca de mais de 13 mil novas oportunidades para as mães trabalharem e para mais crianças aprenderem”, garantiu ele.

Como também foi ressaltado, uma grande prioridade no último ano foi a da segurança aos que estão mais vulneráveis às intempéries climáticas, aqueles que sofrem constantemente com o impacto das chuvas e foram mais impactados durante o inverno de 2022. “Alcançamos a marca de mais de duas entregas, por dia, só em áreas de morro. A Ação Inverno está nas ruas o ano todo, trazendo proteção para mais de 10 mil famílias. Com o Promorar, estamos ouvindo a população para reurbanizar 40 comunidades do Recife. Batemos novos recordes do programa Parceria, com mais de 1.200 obras só no ano passado e vamos avançar com ao menos uma obra de encosta em cada comunidade do Recife”, disse o prefeito.

Na Reunião Solene, também fizeram pronunciamentos o presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá, e o líder do governo, vereador Samuel Salazar. O líder da oposição não estava presente.