Gabinete do Centro do Recife

NOTÍCIAS

Recentro | 01.03.24 - 16h09

Prefeitura do Recife e Galo da Madrugada inauguram alegorias em pontos turísticos do Centro

img_alt

Em contagem regressiva para o Carnaval 2025, Programa Recentro e o maior bloco do mundo instalaram obras de arte em espaços públicos, locais históricos e emblemáticos do centro da cidade. (Foto: Izabele Brito/PCR)

 

Mal acabaram os festejos de momo e a cidade já começou a contagem regressiva para o Carnaval 2025. Nesta sexta-feira (1º), o Programa Recentro, da Prefeitura do Recife, e o bloco Galo da Madrugada realizaram a instalação do projeto “Rota do Galo Criativo”, na Praça do Sérgio Loreto, no bairro de São José, com a fixação da primeira das 12 esculturas gigantes do Galo. As obras foram grafitadas por 11 artistas locais antes dos festejos de momo desse ano. O projeto busca criar uma conexão entre arte, cultura, o Carnaval e a cidade.

As esculturas fazem alusão ao Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo, que celebra a cultura do Carnaval do Recife e tornou-se um símbolo da folia e efervescência da cidade. Essas esculturas, verdadeiras obras de arte a céu aberto, serão distribuídas em locais estratégicos da cidade, muitos são pontos turísticos e corredores da folia e que possuem um papel significativo no Carnaval.

No Recife, os galos serão instalados numa rota de 3,5 km em locais do centro da cidade: Praça Sérgio Loreto; Casa do Carnaval - Pátio de São Pedro; Paço do Frevo - Praça do Arsenal; Marco Zero; Av. Rio Branco; Praça Joaquim Nabuco; Rua da Moeda; Cais da Alfândega; Praça do Diário; R. Nossa Senhora do Carmo; Ponte Duarte Coelho; e Avenida Guararapes.  

Para a chefe do Programa Recentro, Ana Paula Vilaça, que acompanhou a contagem regressiva para o Carnaval 2025 com a ação, o Galo virou um ícone e memória da cidade. “A iniciativa faz a conexão permanente entre o Galo e locais históricos, turísticos ou importantes para a cidade, além disso valoriza a cultura, os artistas urbanos e o Carnaval, como presença permanente durante o ano todo”, disse a gestora.   

"É um trabalho de grande relevância e valorização do nosso Centro do Recife, que já é lindo e, agora, fica ainda mais com essas obras de arte assinadas por artistas da cidade. Por onde quer que o transeunte for, aqui pelas redondezas, haverá lá um Galo pra lembrar da grandeza da nossa cultura e do nosso Carnaval", afirma Rômulo Meneses, presidente do bloco.

“É gratificante reforçar nosso compromisso de levar cor para a vida das pessoas, desta vez conectando o maior bloco de Carnaval do mundo com esculturas grafitadas por artistas locais” comenta Tamara Lacivita de Goes, gerente de marketing Brasil da AkzoNobel, fabricante da Tintas Coral, que o apoiou com tintas na confecção do Galo Criativo. “Para essa iniciativa, disponibilizamos tinta esmalte base água para colorir e proteger as obras”, conta a executiva.

Outro ponto de destaque no desenvolvimento do projeto é a seleção dos artistas, que respeitou o critério de paridade de gênero e inclusão de pessoas trans. Os 11 artistas que participaram da grafitagem foram: Rafa Mattos; Leo Gospel; Shell; Lemos ; Nomes; Magdala; Dani Acioly; Bubu; Inay ; Zamb; e Raunir.

INSPIRAÇÃO - A exposição das obras de arte segue o exemplo do movimento cowparade, que é composto de esculturas de vacas e que foi criado em 1998, pelo artista suiço Pascal Knapp, para provocar o riso. Em 2000, os direitos foram vendidos para o americano Jerry Elbaum, que fundou a Cow Parede Holding Inc. e levou a iniciativa a mais de 30 países. Estima-se que mais 500 milhões de pessoas já tenham visto uma das obras de esculturas de vaca, colocadas em espaços

ASSUNTOS: