Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 01.04.19 - 14h28

Guarda Municipal do Recife ganha sistema de ocorrências e despacho de viaturas

img_alt

Procedimento está funcionando no Centro de Operações (Foto: Cortesia)

 

O Centro de Operações da Guarda Civil Municipal do Recife ganhou um novo aliado: sistema de ocorrências e despacho de viaturas. O sistema vai monitorar as ocorrências desmandadas para a guarda municipal, assessorando no acompanhamento da ocorrência ate a sua finalização. O recurso funcionará na Central de Operações no prédio da Prefeitura e as ocorrências poder ser solicitadas pelo número 153 da Guarda. 

“Esse sistema é o mesmo utilizado pelo Samu Recife, e foi adaptado para atender às demandas da GCMR. Todas as solicitações serão registradas. Assim, possibilitarão a geração de relatórios para análise de diversos aspectos que subsidiarão os planejamentos operacionais no futuro, tais como: o perfil das ocorrências e sua localidade”, explica o Secretário Executivo de Segurança Urbana, Adalberto Freitas Ferreira.

O sistema é funcional. Ao receber a chamada, o operador cadastra o tipo de ocorrência, endereço, quem está solicitando e data. “Analisamos a situação e acionamos a viatura para o local. As informações ficam armazenadas e é possível acompanhar o horário e deslocamento do veículo”, acrescenta Lenildo Ferreira, Coordenador do Centro de Operações, que fica no primeiro andar do edifício sede da Prefeitura do Recife.

Atualmente, a Guarda Civil Municipal do Recife possui 27 viaturas e sete 7 motos. Sua atuação é em apoiar os órgãos e secretarias no cumprimento e execução dos serviços ofertados pela administração municipal. Também compete à GCMR agir de forma integrada com os demais órgãos de segurança pública, bem como salvaguardar o patrimônio público municipal. Além disso, é dever da Guarda adotar ações preventivas, se antecipando aos problemas, orientar e contribuir na segurança dos rec