NOTÍCIAS

Mulher | 01.06.12 - 14h07

Prefeitura apoia feira Cidadania se faz com Ação

Durante todo o dia estão sendo oferecidos serviços grauitos, como, emissão da Carteira de Identidade, Trabalho e Registro de Nascimento, e ainda teste de auto-exame de mama 
  
Para lembrar a data 02 de junho, Dia Internacional das Prostitutas, as Secretarias Especial da Mulher, de Saúde e de Direitos Humanos e Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife, apoiam a feira de serviços Cidadania se Faz com Ação, que acontece nesta sexta-feira (01), na Praça do Diário. Realizado há dois anos, o evento é dedicado às profissionais do sexo que trabalham nas ruas da capital pernambucana.
 
Através de iniciativas como essa, buscamos fortalecer o público feminino e mostrar que é um reconhecimento de direito de todas as mulheres. Somos diferentes e precisamos respeitar as diferenças”, disse a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira, que marcou presença no evento. 
 
Promovida pela Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo (APPS), em parceria com diversas organizações não governamentais, a feira oferece vários serviços de saúde e prevenção. Durante todo o dia, o Consultório de Rua de Saúde da Mulher, com auto-exame de mama, está disponível para as interessadas. Preservativos femininos e panfletos contendo informações sobre a Lei Maria da Penha estão sendo distribuídos. 
 
Na ocasião, a APPS juntamente com a Secretaria de Defesa Social, realiza os serviços de emissão da Carteira de Identidade, Trabalho e Registro de Nascimento. Uma delegacia móvel, instalada pela Secretaria Especial da Mulher, fornece orientações jurídicas e atende mulheres que estão em situação de violência.  Através da secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã um posto foi montado para prestar informações técnica sobre direitos humanos. Todos os serviços oferecidos para os visitantes da feira são gratuitos.
  
Para Nancy Feijó, coordenadora geral da APPS, o evento tem sido satisfatório. “Queremos mostrar para sociedade que não somos diferentes das outras pessoas e lutamos pelos mesmos direitos. Com essa ação, conseguimos atingir nossos objetivos, que é interagir com as pessoas”, declarou. 
 
Além de aferir a pressão arterial e executar os testes de HIV e glicose, a população pode cuidar do visual, realizando cortes de cabelo. No local, há, também, uma feira de artigos artesanais e roupas. A expectativa é de que mais de mil pessoas circulem pelo evento até o final do dia.