NOTÍCIAS

| 01.06.12 - 11h14

Profissionais da rede municipal de saúde participaram de capacitação sobre dengue

A atividade teve como objetivo a atualização de conhecimentos como forma de redução dos casos graves da doença

Por Adalberto Junior

Com a proposta de atualizar os conhecimentos a respeito da dengue, médicos, enfermeiros e gestores da Secretaria Municipal de Saúde participaram, na tarde desta quinta-feira (31), de uma capacitação no auditório do Centro Médico Senador José Ermírio de Morais, que fica no bairro de Casa Forte, zona Norte do Recife. O treinamento foi o primeiro de muitos que ainda serão realizados nos outros Centros de Saúde da Rede Municipal.

A primeira etapa da capacitação serviu como um pré-teste no qual foi avaliado o nível de conhecimento dos profissionais a respeito de tratamentos adequados. Palestrado pelo clínico da rede municipal, Honório Justino, a proposta da atividade foi atualizar o conhecimento dos profissionais presentes sobre a doença, otimizando o diagnóstico e favorecendo o tratamento adequado.

A maioria dos focos de dengue está dentro dos próprios domicílios por causa, por exemplo, das calhas, dos jarros de plantas e dos bebedouros de animais. Então é importante sempre atualizar os conhecimentos a respeito dos cuidados básicos e informar sobre a hidratação correta, porque se não for dessa forma os casos graves da doença vão aumentar”, disse Honório Justino. Ainda segundo o clínico, “essas oficinas ainda estão no início e em breve outras do tipo acontecerão nas demais unidades”.

Os cerca de 20 profissionais da rede municipal que participaram da capacitação ainda passaram por uma dinâmica para avaliar o quanto de conteúdo novo adquiriram. “A oficina foi importante porque além de reciclar, também sensibilizou os profissionais a terem um maior cuidado para as possíveis gravidades na saúde ocasionadas pela dengue”, opinou o enfermeiro Fernando Antonio.

A ocasião ainda foi marcada com a distribuição de materiais educativos e cartazes para que os participantes exponham nas unidades de saúde onde trabalham.

ASSUNTOS: