NOTÍCIAS

Cultura | 01.06.12 - 13h00

Raul Córdula apresenta sua antologia visual na Galeria Janete Costa

Seleção de obras em exposição revela a amplitude criativa e política do artista. Mostra foi aberta na noite de quinta-feira (31) e segue até 29 de julho

Aquarelas coloridas com inspiração no misticismo e na racionalidade, geometrias inspiradas na arquitetura de casas populares do interior, pinturas e arte-postal com questões políticas e históricas ou desenhos com ar infantil e mensagens engajadas. Tudo isso faz parte do repertório artístico de Raul Córdula, construído ao longo de 50 anos dedicados à arte. A antologia de obras, guardada em seu acervo pessoal, está disponível agora ao público em forma de exposição e catálogo. A mostra intitulada “Raul Córdula: 50 anos de arte – uma antologia” foi aberta na noite de quinta-feira (31) na Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, e contou coma presença de diversos artistas e apreciadores das artes visuais.

Com um sorriso de satisfação no rosto, Raul circulava pela Galeria conversando com os convidados sobre a inspiração e os processos artísticos que originaram os trabalhos. A cada conversa, revelava mais sobre suas obras de forma didática e sedutora, habilidade que deve ter sido desenvolvida pela atuação como professor de história da arte e curador. “É um privilégio expôr em uma galeria como essa. Antes pensava que seria um espaço difícil, mas, é muito versátil”, revelou o artista.

Sobre a série “Geometrias Recentes”, Raul explicou que foi inspirada na arquitetura da fachada de algumas casas do interior nordestino com influência da art déco. Em uma das telas coloridas, um desenho de um carro remetia a uma figura encontrada na parede de uma casa fotografada por ele nos anos 80.  Lado a lado, a tela e a fotografia se complementam e geram curiosidade.

No primeiro andar da Galeria, a série arte-postal “O País da Saudade” é um belo exemplo do processo criativo coletivo realizado em plena ditadura militar, no período governado pro Médici. Na época, Raul enviou postais com o título “O País da Saudade” para vários artistas com um carimbo “Por favor, interfira e devolva”. “Este trabalho de arte-postal é muito importante porque possibilita uma leitura da ditadura com uma polissemia de vozes”, destaca Joana D´arc de Lima, diretora da Galeria Janete Costa.

Um dos artistas que fez questão de prestigiar a exposição foi Braz Marinho. “Raul é um artista importante, um resistente da geometria. As formas são um alfabeto. Já se escreveu tanta coisa com este alfabeto, mas ele mostra que ainda se pode escrever muito, este alfabeto não se esgota”, defendeu Marinho, que também explora a geometria em suas obras. Marinho lembrou ainda da importância do seu conterrâneo para o cenário artístico da Paraíba, que no próximo dia 05 terá um novo espaço inaugurado – o Museu Assis Chateaubriand – com exposição coletiva de diversos artistas paraibanos, com curadoria assinada por Raul Córdula.

O ARTISTA - Raul Córdula, 69 anos, é paraibano, pintor e curador de arte independente, e há 30 anos vive e trabalha em Olinda, Pernambuco. Sua primeira exposição individual foi realizada em 1960 na Biblioteca Pública de João Pessoa. Confira o site oficial do artista www.raulcordula.com.br
 

SERVIÇO

Exposição “Raul Córdula: 50 anos de arte – uma antologia”
Galeria Janete Costa - Parque Dona Lindu, Av. Boa Viagem.
Visitação de 1º de junho a 29 de julho de 2012
Horário: de quarta a sexta-feira, das 12h às 20h, sábados e domingos, das 10h às 20h
O horário de quarta a sexta-feira, das 10h às 12h, é reservado para grupos que agendam visita antecipadamente por telefone.
Ingressos: R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia-entrada)
Informações: (81) 3355-9832 / 3355-9831